A avaliação de desempenho é uma ação processual, utilizada como ferramenta de gestão de pessoas, para auxiliar no desenvolvimento de recursos humanos. Atualmente, existem três tipos de avaliação periódica de desempenho, conforme a situação funcional do servidor:

 

Avaliação de Desempenho Individual (ADI)

O Decreto 44.559, de 29 de junho de 2007, (alterado pelo Decreto 45.182, de 28/09/2009 e Decreto 45.857, de 29/12/2011), e a Resolução Conjunta SEPLAG-SEE nº 7.110, de 29 de junho de 2009, regulamentam a Avaliação de Desempenho Individual (ADI) do servidor em exercício na Secretaria de Estado de Educação. São avaliados pelo processo de Avaliação de Desempenho Individual (ADI) os servidores em exercício na Secretaria de Estado de Educação:

- efetivos e estáveis;

- efetivos correspondente a função pública a que se refere à Lei nº 10.254/1990;

- efetivos de que tratam os incisos III e IV do art. 3º do Decreto nº 44.674, de 13 de dezembro de 2007 (efetivados pela LC100/2007);

- ocupantes de cargo comissionado apenas (recrutamento amplo): a partir de 2009.

Em contrapartida, não são avaliados pelo processo de ADI os servidores:

- designados nas escolas estaduais;

- que não integralizaram 150 dias de efetivo exercício no período avaliatório correspondente;

- em adjunção/disposição em outros órgãos ou afastados para ações de desenvolvimento, nas situações previstas pelo art. 22 do Decreto 44.559/2007 - atribuição de 70 pontos.

 

Avaliação Especial de Desempenho (AED)

O Decreto nº 43.764, de 16 de março de 2004, e a Resolução Conjunta SEPLAG-SEE n. 7.110, de 29 de junho de 2009, regulamentam a Avaliação Especial de Desempenho (AED) do servidor público nomeado para cargo de provimento efetivo na Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual e que teve início do exercício entre 01/01/2002 e 31/12/2011. A metodologia adotada para a AED é a mesma prevista para a Avaliação de Desempenho Individual (ADI), assim como os formulários do PGDI e Instrumento de Avaliação, diferindo apenas quanto a apuração de efetivo exercício e cálculo da frequência. Após o cumprimentos das etapas de avaliação, a comissão de avaliação deverá preencher o Parecer Conclusivo do servidor, sendo três os conceitos possíveis:

APTO: pontuação acima de 60 pontos na média final das três etapas.

INAPTO: pontuação inferior a 60 pontos na média final das três etapas.

INFREQUENTE: não cumprimento do mínimo de 95% de frequência em qualquer uma das etapas de AED.

Os casos de infrequência e inaptidão levam à exoneração.

 

Avaliação de Desempenho do Gestor Público (ADGP)

A Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos (ADGP) foi regulamentada pelo Decreto n.º 44.986, de 19 de dezembro de 2008, e pela Instrução de Serviço SEPLAG/SCPRH nº 01, de 17 de agosto de 2009. É aplicada para todos os servidores efetivos, função pública e recrutamento amplo que exercem função gerencial ou que ocupam cargo de provimento em comissão de direção ou chefia, responsáveis por unidade administrativa formal nos órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual.

A metodologia da ADGP prevê a Avaliação Qualitativa (100 pontos), referente ao perfil de Competências Gerenciais do gestor. O Termo de Avaliação da Avaliação Qualitativa será composto pela Chefia Imediata do Gestor Público avaliado, pelo próprio Gestor Público, por meio da auto-avaliação e por servidores que compõem a equipe coordenada pelo Gestor Público avaliado, sorteados por meio do SISAD. 

 

 

COMPETÊNCIAS DO SETOR:

 

  • Processamento da folha de pagamento mensal dos servidores lotados no âmbito da SRE Barbacena; 

  • Providenciar a Taxação dos Benefícios, Direitos e Vantagens publicadas; 

  • Providenciar pagamentos e acertos previstos na legislação vigente; 

  • Providenciar atualização de dados funcionais no SISAP; 

  • Exercer outras atividades correlatas.

 

                  EQUIPE DO PAGAMENTO:

 

Nome

Telefone

Maria de Lourdes Medeiros Silva - Coordenadora

3052-2079

 

3052-2090

Mirian Furtado - Taxadora

3052-2087

Lilian Paiva – Taxadora

Margarete Assunção - Taxadora

3052-2073

Paulo Toledo - Taxador 

Telma de Faria - Taxadora

3052-2060

Dalmir Ramos – Taxador

Darley Rodrigues – Taxador

3052-2098

Ana Márcia V. Braga 

 

 

 

 

São atribuições da Divisão de Gestão de Pessoal (DIGEP):

– Monitorar o Quadro de Pessoal das escolas estaduais;

– Orientar e monitorar o processo de designação nas escolas estaduais;

– Orientar e monitorar atos de movimentação de pessoal;

– Orientar, controlar e instruir processos de disposição e adjunção;

– Orientar ações referentes a afastamentos para participação em cursos de pós-graduação;

– Orientar afastamentos para cumprimento de mandato eletivo;

– Orientar e acompanhar as ações do Colegiado Escolar;

– Coordenar ações de provimento para o cargo de Diretor e funções de vice-diretor e secretário;

– Emissão de Certificação de Avaliação de Títulos (CAT);

– Coordenar os procedimentos referente à Avaliação de Desempenho. 

 

EQUIPE

Servidor

Atribuições

Links úteis

 

Adjunção / Disposição / Cessão

 

Afastamento para campanha eleitoral

 

Afastamento para participação em cursos de pós graduação stricto sensu

-  Resolução SEE nº 2.388/13

Anexo I

Anexo II

Curso “Saúde Vocal do Professor”

 

Exoneração de cargo efetivo

Informações

Requerimento de exoneração

Indicação ao cargo em comissão de Diretor de Escola e à função de Vice Diretor

 Currículo Diretor e Vice-diretor

Declaração - incisos V a IX da Resolução SEE nº 2795.15

- Declaração Decreto nº 44.908

Declaração Decreto nº 45.604

Processo de indicação de Diretor e Vice-diretor

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.806

Resolução SEE nº 2795-2015

Indicação ao cargo em comissão de Secretário de Escola

 Declaração Decreto nº 44.908

Declaração Decreto nº 45.604

Dispensa do cargo de Secretário de Escola

Processo de indicação Secretário de Escola

Requerimento Autorização para Secretariar

Licença para acompanhar cônjuge - LAC

Requerimento 

 Lei n.º 869, 5/7/1952.

Licença para cuidar de pessoa doente da Família

 

Licença para tratar de interesses particulares – LIP

 - Requerimento

Opção de composição remuneratória de Diretor de Escola e Secretário de Escola

 - Requerimento para Diretor ativo

Requerimento para Diretor inativo apostilado

Requerimento para Secretário ativo

Requerimento para Secretário inativo apostilado

Progressão

 

Promoção por escolaridade adicional

 

Redução de jornada de trabalho para acompanhar filho(a) com necessidades especiais

 

 

Ampliação de carga horária

 Orientações

Movimentação de pessoal

Quadro de Vagas ASB

Quadro de Vagas ATB

Quadro de Vagas EEB

Quadro de Vagas Regente de Aulas

Quadro de Vagas Regente de Turmas

Acompanhamento das nomeações para cargos efetivos e coordenação dos processos de conferência de documentos para posse

 

Liberação / correção de vagas no portal SYSADP

 

Leonor Domith

Assessoria

 

 ENCCEJA

 

Michel Costa

Coordenação do Quadro de Pessoal

Liberação / correção de vagas no portal SYSADP

Movimentação de Pessoal

Ampliação de carga horária

- Resolução SEE nº 3660/16

Novo quadro de pessoal

Quadro de currículo séries iniciais

Quadro de currículo séries finais

Quadro de currículo Ensino Médio

Quadro de turmas e alunos

Relação de excedentes

Relação de servidores em afastamento da regência

Relação de servidores em ajustamento funcional

Priscila Oliveira

 Avaliação de Desempenho

 

 - Resolução conjunta SEPLAG/SEE nº 7.110/2009

Decreto nº 45.851/2011

Contabilização de tempo para avaliação

Composição da comissão de AED e ADI

Formulários AED e ADI conforme Resol. 7.110

Modelo de ATA de encerramento de ciclo avaliatório

Modelo de PGDI para servidores de escola

Instrumentos de avaliação para servidores de escola

Autorizações para lecionar, dirigir e secretariar

- Requerimento para lecionar

Requerimento para dirigir

Requerimento para secretariar

Resolução CEE/MG nº 488/2022

- Resolução SEE/MG nº 4.673/2021

Colegiado Escolar

Resolução SEE/MG nº 2958/16

- Manual de eleição do Colegiado Escolar 2016

- Manual SICOL 2016

Instituições conveniadas para estágio

 

Ouvidoria

Registro de denúncias, reclamações, críticas, sugestões ou elogios. 

Progressão pós estágio probatório

 

CONTATO

(32) 3052-2055/2082

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A Divisão de Direitos e Vantagens tem como objetivo principal ser o suporte e orientação para o acerto da vida funcional dos Profissionais de Educação Básica, vinculados a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena, com relação a concessão de benefícios e aposentadoria. A fim de garantir a boa qualidade de nossos trabalhos, a observância da legislação é de extrema importância.

 

Equipe / contato:

 

 Alexandre de Souza Lima - Supervisor

(32) 3052-2057

José Geraldo Guimarães

Domingos Sávio Mota Lomar

Pedro Geraldo Milagres de Almeida

(32) 3052-2083

Eliane Aparecida da Cruz e Silva

Amaury Pedro Machado Júnior

Renato Henrique do Nascimento

Cláudia Aparecida Marques da Silva

(32) 3052-2065

Maria Eugência de Faria Barbosa Resende

Sônia Maria Ferreira José

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ATRIBUIÇÕES

DESCRIÇÃO

LINKS

Afastamento Preliminar a Aposentadoria

 

Analisar, elaborar, conferir, preparar, diligenciar, publicar: direitos e vantagens, fichas funcionais, contagens de tempo de contribuição, prévias de aposentadoria, abonos permanência, afastamentos preliminares a aposentadoria de servidores da SEE, vinculados a jurisdição da SRE Barbacena.

- Modelo Contagem de tempo.

- Modelo Ficha Funcional.

- Modelo Prévia de Aposentadoria.

- Requerimento de Aposentadoria.

- Requerimento Afastamento Preliminar a Aposentadoria.

- Declaração de Acúmulo de Cargos.

- Requerimento de Abono Permanência.

- FIPAs (Folha de Instrução de Processo de Aposentadoria)

 

 

Exclusão de tempo

 

Tempo de serviço estadual a ser averbado junto a outro órgão ou regime previdenciário

- Requerimento.

- Documentos necessários.

 

Averbação de Tempo de Serviço

 

Tempo de serviço prestado à iniciativa privada ou demais órgãos públicos, que poderá ser computado para efeito de aposentadoria em cargo da SEE.

 

- Requerimento.

- Orientações gerais.

- Modelo Certidão Res. SEPLAG 2.181/1991.

 

Concessões de direitos e vantagens

 

Análise, conferencia, diligencia: Afastamentos (Luto, Casamento, Maternidade, Paternidade), Concessões (férias prêmio para época oportuna), Alteração de nome, Anulações e Retificações.

 

Publicação no Diário Oficial de Minas Gerais

 

Preparação e digitação de Laudas referentes aos atos a serem publicados. Emissão de Informativos de Alteração (IA's) para o SISAP, Leitura diária da Imprensa Oficial e recorte do Minas Gerais.

 

- Manual de atos para publicação

 

Emissão de contagem de tempo

 

 

Documento informações básicas relativas ao registro e apuração de frequência do servidor e ao cálculo do tempo de serviço, com vistas à geração de dados necessários à preparação de pagamento, à concessão de benefícios e à emissão de certidão para os fins de direito.

- Modelo de Contagem de tempo (efetivo, designado com auxílio doença).

- Modelo Quadro Demonstrativo de Aproveitamento de Tempo.

- Modelo Quadro de Extensão de Carga Horária.

 

Microfilmagem

Solicitação de microfilmagem de processo funcionais de servidores aposentados e exonerados.

- Requerimento padrão SEE.

 

Expurgo de processos para microfilmagem

 

Análise e preparação de processos de servidores aposentados, exonerados e falecidos para microfilmagem.

 

 

 

Processo Administrativo Res. SEPLAG n.º 37/2005

 

Analisar, conferir, diligenciar e concluir todos pedidos de instauração de processos administrativos nos termos da Resolução SEPLAG nº 37/2005.

 

 - Orientações gerais.

- Formulário Solicitação de abertura.

Acúmulos de Cargos e Funções

 

Análise, conferência, cadastramento de Processos de Acumulo de Cargos no SIGED, ACFWEB e encaminhamento para validação dos mesmos para SEPLAG/MG .

 

- Modelo Declaração de períodos de Adjunção e Disposição.

 

Pastas Funcionais

 

Atualização de dados funcionais dos servidores da SRE, Diretores de Escolas, Adjuntos e à Disposição. Recebimento e envio das pastas funcionais em caso de Remoção, Lotação, e Mudança de Lotação.

 

 

Atendimento das Escolas Estaduais

 

Atendimento dos servidores das Escolas Estaduais para esclarecimentos, capacitações, através de agendamento, na própria Escola ou na SRE.

 

 

Revisão de Proventos

 

Revisão administrativa do processo de aposentadoria, mediante requerimento do servidor.

 

- Requerimentos próprios

 

Atestado de Frequência de Diretores de Escolas

 

Controle dos atestados de frequência de diretores de escolas (deverá ser entregue mensalmente a frequência do diretor escolar juntamento com o relatório de pagamento).

 

 

Módulo de Contagem de Tempo

 

Visa sintetizar as informações do servidor público do Estado de Minas Gerais (pagamento, funcionais e cadastrais), através da inserção das contagens de tempo dos períodos designados e tempos averbados de INSS e outros órgãos públicos.

- Formulários de cadastro.

- Manual de Cadastro de Contagem de Tempo.

 

Declarações

Emissão de declarações para o INSS (necessário acompanhar as contagens de tempo referente aos períodos trabalhados), e declarações para outros fins.

 

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062