Durante as atividades remotas, necessárias devido à pandemia da Covid-19, a Escola Estadual Pio XI, no município de Barbacena, viu que era preciso fazer com que os estudantes desenvolvessem em casa hábitos que antes eram comuns apenas na unidade de ensino.

Para isso, a partir de uma ação da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), foi proposto o projeto “Chá Literário”. O objetivo era que os alunos se envolvessem, cada vez mais, com os conteúdos disciplinares, buscando melhorar o desenvolvimento e o desempenho nas atividades pedagógicas.

Iniciado no segundo semestre do ano passado, de forma remota, o “Chá Literário” também pretendeu aproximar alunos, escola e família. O projeto se baseou em uma produção divertida, ao invés do tradicional chá da tarde, e englobou uma diversidade de situações como leituras de poemas pelo Google Meet, utilização de fantasia e produções de molduras. Os professores também entram na brincadeira e se fantasiaram.

A diversão faz parte do aprendizado e o projeto só é realizado com tanta participação e dedicação devido ao envolvimento familiar. As atividades precisaram do auxílio dos responsáveis pelos estudantes na produção, busca de materiais, enfeitar a casa, além de dar sugestões. Com uma sala de aula virtual e cheia de experiências, foram realizadas apresentações de poemas de grandes autores, como Elias José.

Para a diretora da escola Alessandra Campos, as ações da GIDE deixaram os alunos motivados e mais organizados, o que mostra o sucesso da iniciativa. “Foi muito interessante perceber a responsabilidade dos estudantes. Eles se prepararam para o momento da apresentação, alguns se vestiram de acordo com o tema de seu texto, demonstraram prazer em participar”. A gestora também contou sobre os resultados adquiridos durante o processo. “Ainda deu para perceber através das atividades da GIDE, que os alunos desenvolveram as habilidades necessárias com leveza e prazer”, finalizou.

Atualmente, a Escola Estadual Pio XI já está desenvolvendo as atividades escolares de forma presencial e o “Chá Literário” foi adaptado para o novo contexto.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.