Na última semana, representantes da Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena (SRE/Barbacena) se reuniram com especialistas das escolas estaduais desta jurisdição que foram contempladas com o programa Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). A reunião aconteceu nas dependências da SRE/Barbacena e contou com as presenças da superintendente Patrícia Russo Coelho Lima e da diretora educacional Patrícia Alvim.
O encontro teve como tema central o alinhamento de estratégias e atividades para o ano letivo que teve início em fevereiro. Na região, são oito as escolas que oferecem o EMTI a seus alunos: E. E. Lima Duarte (Antônio Carlos), E. E. Coronel Francisco Homem (Aracitaba), E. E. Professor João Anastácio (Barbacena), E. E. Senhora das Dores (Barbacena), E. E. Cônego Luiz Giarola Carlos (Barroso), E. E. Rubem Esteves Ruffo (Oliveira Fortes), E. E. Santa Rosa (Paiva) e E. E. Galdino Ananias de Santana (Ressaquinha). Outras duas escolas oferecem o Ensino Médio Integral Profissional, totalizando dez escolas no programa – E. E. Embaixador José Bonifácio (Barbacena), com o curso de Informática e E. E. Deputado Patrús de Souza (Carandaí), com os cursos de Informática e Logística. O Ensino Médio Integral permite aos alunos um tempo maior de permanência nas escolas e, com isso, a possibilidade de aprender mais. A programação começa de manhã e se estende pelo turno da tarde, sendo servidas refeições durante o dia. |
Os professores e a equipe escolar acompanham tudo de perto e os estudantes têm, além das aulas das disciplinas regulares, atividades voltadas para o seu crescimento pessoal e profissional. Nestas instituições, os jovens serão estimulados a encontrar qual é sua vocação para os próximos passos ao finalizar a educação básica.
A SEE/MG tem como parceira neste projeto o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), empresa privada que presta assessoria gratuita, disponibilizando orientações e atividades diversificadas que proporcionam um aprendizado dinâmico e voltado para a formação do estudante como um todo, através de um projeto de vida.