Suspensas desde o dia 18 de março – inicialmente por uma semana – as aulas na rede pública estadual não têm data marcada para retorno. A medida, anunciada pelo governador Romeu Zema na última semana, faz parte de um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais de prevenção e combate ao COVID-19.
De acordo com especialistas, a suspensão das aulas – também adotada por Prefeituras em todo o Estado e pela rede particular – está contribuindo para o controle da disseminação do COVID-19 no Estado. “A partir da semana que vem, poderemos começar a ter uma visão mais completa sobre a eficácia do isolamento praticado até agora.
Essa medida de suspender as aulas foi a primeira de uma série e levou muitos outros setores a fazer o mesmo, alguns até voluntariamente”, observa o presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano Silva.
O recesso estabelecido nas escolas públicas estaduais pelo Governo de Minas está em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde para combater a disseminação do Covid-19 no país.
Cartilha
No início do mês, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Secretaria de Estado de Educação (SEE) encaminhou às escolas públicas estaduais orientações sobre prevenção e cuidados quanto ao coronavírus. O material traz informações sobre o vírus, sintomas e formas de prevenir a contaminação. As dicas são voltadas para o ambiente escolar, mas podem ser utilizadas pela população de forma geral no dia a dia.