As provas da segunda fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) serão realizadas neste sábado (7), às 14h30 (horário de Brasília).

Em Barbacena a aplicação das provas acontecerá na EE Adelaide Bias Fortes e na EE Professor João Anastácio (Polivalente). Em cada município da jurisdição da SRE/Barbacena haverá uma Escola Estadual que realizará a aplicação das avaliações da OBMEP.

Mais de 900 mil alunos classificados na primeira fase estão aptos a participar da prova. Os locais de aplicação podem ser consultados no site da OBMEP.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a primeira fase da 18ª OBMEP, realizada em 30 de maio, classificou estudantes de escolas públicas e privadas inscritas da olimpíada.  Participaram da prova 18,3 milhões de alunos de todas as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, 99,87% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.

Provas da segunda fase

A prova da segunda fase da OBMEP é composta de seis questões discursivas. Os alunos terão três horas para completar a prova. A organização da OBMEP recomenda que os estudantes cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao local de aplicação, apresentando um documento de identificação legível (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar). A prova pode ser feita a lápis ou à caneta esferográfica azul ou preta.

A divulgação dos premiados será em 20 de dezembro deste ano.

Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

Além disso, a olimpíada tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

A Superintendência Regional de Ensino de Barbacena deseja boa sorte a todos os participantes!