A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu uma reunião, na tarde de segunda-feira (10/4), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, com representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) e do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG). Na ocasião, foram discutidas ações e protocolos de prevenção à violência e de fortalecimento à rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas nos 853 municípios mineiros.

A secretária adjunta de Educação, Geniana Guimarães Faria, ressalta que a união dessas entidades é o caminho para o combate e apuração célere das ocorrências, sejam elas da rede de ensino estadual, municipal ou privada. Ela pontua, ainda, a importância do fortalecimento das redes de apoio no caso da detecção de violência. “É importante darmos os devidos encaminhamentos à rede pública de saúde e aos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) para que o estudante tenha suporte psicológico. Nosso plano de trabalho é dar um atendimento individualizado”, pontua Geniana.

Além disso, toda ameaça direcionada à escola será encaminhada à Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber), do MPMG, para a identificação do autor. “Não lidamos como fake news os casos que chegam a nós. Identificamos todos os autores e rastreamos os locais de onde partem as ameaças”, ressalta a promotora, Ana Carolina Zambom.

Participaram do encontro o Secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga; a Secretária Adjunta de Estado de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria; a capitã Liliam da Polícia Militar, a promotora do Ministério Público, Ana Carolina Zambom; e a Defensora Pública da 4ª Defensoria Infância e Juventude Cível de BH, Daniele Bellettatto Nesrala. Também estiveram presentes o presidente e a vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe), Winder Almeida de Souza e Cristiane Boaventura; e a diretora executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime), Suely Rodarte.