Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promove, nesta quinta-feira (20/4), o “Dia do Acolhimento pela Paz”, com o objetivo de sensibilizar e envolver toda a comunidade escolar da rede estadual de ensino no fortalecimento da cultura da paz e prevenção à violência em diversas escolas do estado.

A SEE/MG enviou para todas as escolas da rede uma cartilha com orientações para mobilização dos estudantes e sugestões de atividades e oficinas e atividades pedagógicas, para trabalhar as habilidades socioemocionais dos estudantes como empatia, diálogo, cooperação, resolução de conflitos, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

Juntamente às aulas, que ocorrerão normalmente, propostas de dinâmicas, rodas de conversa, jogos cooperativos, brincadeiras, projeção de filmes, apresentações artísticas, dentre outras atividades, pautadas no Currículo Referência de Minas Gerais, serão promovidas por professores e equipe pedagógica.

Com foco no protagonismo do estudante, as atividades serão pautadas na escuta ativa para a reflexão e o suporte à comunidade escolar sobre os últimos episódios de violência ocorridos em escolas do país, mantendo o foco na aprendizagem e na promoção de um ambiente escolar acolhedor.

Live: Seguranças nas Escolas

Também nesta quinta-feira, será realizada a Live: Segurança nas Escolas, que terá como tema principal o fortalecimento da rede de proteção e as ações de prevenção à violência no ambiente escolar, como o Programa de Convivência Democrática, os Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs) e a Patrulha Escolar da PMMG.

A Live também terá a participação de representantes do Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar, que é composto, além da SEE/MG, pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime), além da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)

A transmissão será às 15h30, no canal do YouTube da SEE/MG.