Diretores das escolas da rede pública estadual de ensino da jurisdição da SRE/Barbacena participaram de duas reuniões na terça-feira, dia 18 de abril. Na parte da manhã, eles estiveram no auditório do Sindicato Rural de Barbacena, onde a Polícia Militar promoveu um bate-papo sobre a ampliação de ações que garantam a segurança nas escolas da região. Participaram dessa reunião, ainda, a Polícia Civil, a Guarda Municipal, o Poder Judiciário, a Superintendência Regional de Ensino de Barbacena e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura.

O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Ademir Siqueira de Faria, apresentou um balanço das operações feitas recentemente na região. “Ampliamos a operação no entorno das escolas desde o último dia 10, intensificamos ainda mais a partir do dia 13 e estivemos em várias escolas, sendo sempre bem recebidos por todos”, disse, lembrando a dificuldade encontrada para estar em todos os educandários ao mesmo tempo, já que em Barbacena são 88 unidades escolares, contando a rede estadual, a rede municipal e as escolas particulares.

Ele deixou uma mensagem de tranquilidade à comunidade escolar sobre as fake news e ameaças ocorridas nos últimos dias e disse que a Polícia Militar está atenta e que qualquer movimentação diferente deve ser repassada pelos diretores escolares. “O 190 é a nossa porta de entrada para urgências, mas estamos à disposição também para participar de reuniões com a comunidade escolar, caso os diretores de escolas julguem necessário. Mas o momento em Barbacena é de tranquilidade. Meus filhos têm ido à aula, sem problemas”, destacou.A Superintendente Regional de Ensino de Barbacena, Patrícia Russo, endossou as palavras do comandante do 9º BPM e também acredita que o momento é de tranquilidade. “É um momento de levar paz, amor e fé aos nossos diretores, professores, servidores, alunos e seus familiares. Claro que estamos atentos a tudo e a Superintendência está pronta para dar o apoio necessário a nossos gestores, mas não podemos permitir a disseminação de fake news”, disse ela, lembrando que as escolas mineiras terão um novo protocolo de segurança a partir e agora.

Chefe do Estado Maior da 13ª Região de Polícia Militar, o Tenente-Coronel Michelangelo, também deixou uma mensagem de tranquilidade a toda a comunidade escolar. “Quero tranquilizar a todos, pois a Polícia Militar está empenhando todo o seu efetivo administrativo para garantir a paz nas escolas”. Na mesma linha de pensamento, o Delegado de Polícia Civil, Saulo do Prado, destacou a parceria entre a Polícia Militar e a Polícia Civil e a importância do trabalho de inteligência para evitar ocorrências. “São duas instituições coirmãs, que vêm atuando em Barbacena de forma muito parceira. Estejam todos tranquilos, pois o trabalho está sendo muito bem feito”, afirmou.

Participaram ainda da reunião diretores e representantes de escolas das redes municipal e particular de Barbacena e região.

Reunião na SRE

Na parte da tarde, os diretores da rede estadual tiveram um novo encontro, dessa vez na sede da SRE/Barbacena. Na oportunidade, foram tratados temas diversos com eles, como as alterações recentes no ponto digital e o novo protocolo de segurança, lançado paralelamente à realização da reunião.

Durante cerca de três horas, a Superintendente Patrícia Russo e os diretores Patrícia Alvim (Educacional), Ana Márcia Vieira Braga (de Pessoal) e Sandro Morete (Administrativo e Financeiro), além da Coordenadora da Inspeção Escolar, Flávia Mayrink, conversaram com os gestores escolares.

“Esses encontros são muito positivos, pois nos permitem conhecer mais de perto a realidade de cada uma de nossas escolas. E hoje, com o lançamento do novo protocolo de segurança, foi ainda melhor, pois pudemos ler todo o documento para eles e tirar algumas dúvidas”, afirmou Patrícia Russo.