A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) deu início à segunda edição do Programa Trilhas de Futuro Educadores, que irá ofertar mais de 6 mil vagas de cursos gratuitos de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado aos servidores da Secretaria. A Resolução SEE nº4.834 de 13 de abril de 2023 foi publicada no sábado (15/4) e pode ser acessada a partir da página 43 do Diário Oficial.

Nesta segunda edição o programa traz a novidade de contemplar também os servidores da SEE/MG que não são efetivos.

As instituições de cursos superiores já podem se inscrever para participar do programa. Além de 6 mil vagas para os cursos de aperfeiçoamento, serão ofertadas também 500 vagas de mestrado e 120 de doutorado.

Os cursos de aperfeiçoamento, de 180 horas, terão cerca de 30 opções nas áreas de educação inclusiva, legislação educacional voltada aos inspetores, educação indígenas, educação quilombola e escolas do campo, educação no sistema prisional e socioeducativo, educação ambiental, prevenção e redução da violência nas escolas, entre outros.

Credenciamento

As instituições interessadas deverão preencher o formulário de credenciamento e encaminhar juntamente com a proposta de cursos acompanhada de documentação prevista em edital, exclusivamente por meio eletrônico, conforme orientações disponibilizadas neste link. A entrega da documentação da instituição interessada vai até 7 de maio. As análises dos documentos exigidos vão até 19 de maio.

Trilhas Educadores

A atual gestão vem investindo de maneira significativa em ações estratégicas, de forma contínua, para valorização dos profissionais e servidores da Educação. Em 2022 foram investidos cerca de R$32 milhões no Trilhas de Futuro Educadores, maior projeto de formação continuada já desenvolvido pela pasta. Atualmente, mais de 6,5 mil servidores da Educação estão matriculados em cursos lato sensu e em formações stricto sensu, ofertados gratuitamente em 27 instituições de ensino superior credenciadas.

O programa foi instituído e normatizado pela Resolução SEE nº 4.697 e oferece cursos de pós-graduação nas modalidades lato sensu (especialização/MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado) em instituições de ensino superior do país inteiro, credenciadas pela SEE/MG no projeto. Os cursos são ofertados à distância ou de acordo com a programação da instituição.