O Governo de Minas Gerais definiu as cidades-sedes da etapa Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2023), bem como as cidades que sediarão a fase Regional da competição.

A etapa Microrregional é realizada em municípios das áreas de abrangências das 47 Superintendências Regionais de Ensino e tem duração de 5 semanas, sendo realizadas entre 1º de maio e 04 de junho. Os municípios da circunscrição da SRE/Barbacena terão como sede Mercês. Nessa etapa estão incluídos o basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez.

A etapa Regional, que será realizada entre 12 e 17 de junho, terá como sede as cidades de Cataguases (Regional Zona da Mata), Paracatu (Regional do Triângulo), Almenara (Regional Vale do Aço), Nova Serrana (Regional Centro), Passos (Regional Sul) e Curvelo (regional Norte).

Destinados a jovens de 12 a 17 das escolas públicas e particulares do Estado, os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) têm se tornado o maior evento esportivo-social do país. A competição vem batendo recordes de inscrições a cada ano. Em 2022, 649 municípios participaram do JEMG. A competição é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esporte, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).