O ano escolar da rede estadual pública de ensino teve início nesta quarta-feira (1/2), em todo o estado. As atividades, que precedem o início das aulas, na próxima segunda-feira (6/6), marcam o retorno dos gestores, professores e profissionais da Educação às 3.641 unidades de ensino após o período de férias. Nesta semana os profissionais estão se reunindo para discutir e organizar as atividades pedagógicas, detalhar o planejamento escolar e as ações previstas no Calendário Escolar de 2023, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Além das reuniões preparatórias, também é um momento de reencontro e confraternização dos servidores nas escolas. Para apoiar e direcionar os profissionais na organização e no planejamento das ações que serão colocadas em prática nas escolas, a Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG realizou, ao longo do mês de janeiro, reuniões e palestras virtuais de preparação dos profissionais, com foco em orientá-los e, ainda, esclarecer dúvidas relativas aos objetivos e diretrizes pedagógicas da Secretaria.  

   

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Izabella Cavalcante, destacou a importância deste momento nas escolas, para a troca de experiências e do alinhamento para iniciar mais um ano letivo na rede pública. “Essa iniciativa tem por objetivo o fortalecimento da aprendizagem, com foco na organização dos dias escolares. Faz parte das políticas pedagógicas da pasta, no que se refere ao apoio aos profissionais e no preparo das escolas para a acolhida aos nossos estudantes”, pontuou Izabella.  

Quadro de pessoal das unidades 

No mês de janeiro, a Secretaria de Educação também realizou o processo de contratação e convocação temporária dos profissionais que irão atuar na rede pública de ensino, neste ano. Foram realizadas duas rodadas on-line, onde os profissionais compareceram às unidades de ensino para assinatura do Quadro Informativo – QI e entrega da documentação prevista na Resolução SEE nº 4.784/2022.  

As vagas temporárias são ofertadas para complementar o quadro de pessoal das unidades, para diversos cargos, entre eles, Professor de Educação Básica (PEB) Regente de Aulas; Professor de Educação Básica (PEB) Regente de Turma/Eventual/Professor para Ensino do Uso da Biblioteca (PEUB), Especialista em Educação Básica (EEB) e Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE); 

 

e para cargos contratação Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB) e Analista de Educação Básica (AEB) – Assistente Social / Fisioterapeuta / Fonoaudiólogo / Psicólogo  e Terapeuta Ocupacional.

As duas fases virtuais foram concluídas e encerradas no dia 30 de janeiro. Na terça-feira (31/01), a SEE divulgou as vagas que não foram preenchidas no processo on-line para as escolas darem início à fase de contração e convocação dos profissionais, de forma presencial.  

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062