A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) divulgou, no último sábado, dia 04, a lista das escolas premiadas na primeira edição do Prêmio Escola Transformação 2022, iniciativa que reconhece práticas e experiências positivas implementadas pelas escolas estaduais de Minas no processo de melhoria da qualidade do ensino público. Nesta primeira fase, foram distribuídos 351 prêmios de menção honrosa pelas maiores participações na Avaliação Diagnóstica realizada em março. Ao todo, foram contempladas 283 escolas estaduais dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena, duas escolas foram premiadas: EE “Santa Rosa”, de Paiva, e EE “Urquiza Diniz Chagas”, de Senhora dos Remédios.

O Prêmio Escola Transformação 2022 é dividido em três edições. Ainda neste ano, serão realizadas mais duas edições, as próximas com distribuição de premiações em recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos pedagógicos. A iniciativa vai distribuir até R$105 milhões em premiações para escolas da rede estadual – cerca de 350 prêmios em cada edição, sendo a primeira apenas com menção honrosa.

A superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Júlia Drumond, faz uma avaliação positiva da iniciativa e destaca a importância de premiar as escolas, incentivar o desenvolvimento de projetos pedagógicos e boas práticas de ensino na rede estadual. “O prêmio é uma iniciativa acertada da SEE/MG para reconhecimento das práticas exitosas das escolas estaduais. É uma retribuição às escolas que conquistaram, após grande esforço, destaque nestes resultados. Já percebemos os efeitos positivos na rede educacional, tanto na mobilização, quanto no incentivo de gestores e de toda comunidade escolar para participação nas avaliações e apropriação dos resultados para melhoria do ensino”, explicou Júlia Drumond.

Índice Escola Transformação (Inest)

Na segunda edição, serão distribuídos até 350 prêmios para escolas que obtiverem melhores resultados no Índice Escola Transformação (Inest) nas categorias: maiores pontuações no Inest- 2 e maiores variações percentuais positivas entre o Inest-1 e o Inest-2. O Inest é obtido por meio do produto de dois indicadores - fluxo escolar e desempenho - gerando um resultado por nível de ensino. O Inest-1 será calculado a partir dos resultados da Avaliação Diagnóstica e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro bimestre.

Já o Inest-2, a partir dos resultados da Primeira Avaliação Trimestral e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro e segundo bimestres, conjuntamente. Por fim, o Inest-3 será calculado a partir dos resultados da Segunda Avaliação Trimestral e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro, segundo e terceiro bimestres, conjuntamente.

Escola Transformação 2021

No ano passado, o Prêmio Escola Transformação distribuiu 1000 prêmios a unidades de ensino que obtiveram os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem, nas três edições realizadas ao longo do ano.