Depois de dois anos de disputas virtuais, em decorrência da pandemia, os Jogos Escolares de Minas Gerais estão de volta. Nessa segunda-feira, dia 30 de maio, foi realizada a cerimônia de abertura da Etapa Microrregional envolvendo 22 dos 24 municípios da área de jurisdição da Superintendência Regional de Ensino. Os jogos também tiveram início no dia 30 de maio e vão até sábado, dia 04 de junho, quando serão conhecidos os campeões das modalidades coletivas (futsal, vôlei, basquete e handebol) e do xadrez. Eles disputam, entre 27 de junho e 2 de julho, a Etapa Regional, que será disputada em Além Paraíba.

A cerimônia de abertura teve alguns momentos marcantes: a entrada das 22 delegações e das bandeiras do Brasil, de Minas e de Barbacena; o juramento feito pela aluna Ana Beatriz Oliveira, da EE “Amílcar Savassi”, de Barbacena; o fogo olímpico sendo aceso pelo aluno Jackson Antônio da Silva Júnior, de Alto Rio Doce e apresentações artísticas.

A Superintendente Regional de Ensino de Barbacena, Patrícia Russo, esteve presente na cerimônia de abertura e falou sobre a importância dos jogos. “Sei da felicidade de cada aluno aqui presente e é muito bom estar aqui vivenciando esse momento. Estamos vendo a vida voltar ao normal, claro que seguindo todas as orientações das autoridades sanitárias”, disse ela.

O Prefeito de Barbacena, Carlos Du, também falou sobre o retorno dos jogos presenciais, desejando boa sorte aos alunos participantes. Estiveram presentes na cerimônia, ainda, o Vice-Prefeito Aloísio Dias, a Secretária Municipal de Educação, Desporto e Cultura de Barbacena, Mara Piccinin; o Assessor de Esportes do Município, Reilson dos Santos; o comandante da Guarda Civil Municipal, Luiz Cláudio Domith e o ex-atleta barbacenense Jean de Souza, além de prefeitos, secretários municipais de Educação e de Esportes e vereadores de várias cidades participantes.