Atenção, servidores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)! Esta é a última semana para os interessados em participar de um dos cursos gratuitos do Trilhas de Futuro Educadores realizarem as inscrições na iniciativa. O cadastro dos interessados pode ser feito até a próxima sexta-feira (13/5), pelo site https://trilhaseducadores.mg.gov.br/.

Podem se inscrever para as formações, servidores da SEE/MG com graduação em licenciatura, bacharelado ou superior tecnológico, ocupantes de cargo efetivo e estável das carreiras de Professor de Educação Básica (PEB); Especialista em Educação Básica (EEB); Analista Educacional (ANE) / Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANEI); Analista de Educação Básica (AEB); Técnico da Educação (TDE); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); Assistente de Educação (ASE). Também é necessário estar em exercício na Unidade Central, Superintendências Regionais de Ensino ou unidade escolar da SEE/MG.

Ao todo, o Trilhas de Futuro Educadores irá ofertar 40 mil vagas em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado), de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, previamente credenciadas.

O projeto do Governo de Minas oferece oportunidades em cursos que dialogam com a prática dos profissionais da educação, como ensino da matemática, Libras, coordenação pedagógica, educação integral, gestão pública, alfabetização e letramento, artes, entre outros. No Catálogo de Cursos, que estará disponível na plataforma de inscrição, é possível conferir todas as formações disponíveis na iniciativa.
Vale destacar que o cronograma e o processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado seguirá o cronograma/edital das instituições de ensino superior ofertantes.

Trilhas de Futuro Educadores

A iniciativa está em consonância com as principais legislações relativas à educação - Planos Nacional e Estadual de Educação e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) - e tem por objetivo atender às demandas relacionadas à formação continuada, capacitação e aperfeiçoamento profissional do quadro de pessoal da SEE/MG e representa a maior ação de oferta de pós-graduação aos servidores do estado já realizada.

O projeto visa ainda a melhoria dos serviços prestados aos estudantes das escolas estaduais. Além disso, possibilita o desenvolvimento profissional dos servidores da Educação, que podem avançar em suas carreiras (por meio das promoções previstas na legislação vigente), e também a aproximação da educação básica com as instituições de ensino superior do estado.

Para acessar o Manual do Candidato do Trilhas de Futuro Educadores, clique aqui.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062