Com mais de 900 jogos programados, os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) voltam ao formato presencial e, este ano, têm 774 municípios inscritos. A etapa microrregional do evento começa nesta segunda-feira (2/5) e vai até o dia 5/6, em 51 sedes de várias regiões de Minas Gerais.
A primeira semana de execução dos jogos vai ocorrer nas cidades de Baependi, Caeté, Caparaó, Cataguases, Dores do Indaiá, Joaíma, João Pinheiro, Lavras, Lontra e São Sebastião do Maranhão, envolvendo 313 escolas de 139 municípios, nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez.

Os municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena (SRE/Barbacena) estão na disputa da fase municipal. A etapa microrregional para eles começa em 30 de maio e vai até 05 de junho. Dos 24 municípios da área de abrangência da SRE/Barbacena, apenas Carandaí e Ressaquinha não se inscreveram no JEMG 2022. Portanto, os outros 22 estão envolvidos na disputa.
Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa microrregional avançam para a etapa regional.
O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).