Com os estudantes da rede estadual de ensino de volta às salas de aula, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) conseguirá fazer um acompanhamento ainda mais minucioso da aprendizagem de seus alunos. Ao longo do ano, serão aplicadas três avaliações de rede e, a partir dos seus resultados, os professores saberão exatamente quais dificuldades precisam ser superadas e, assim, implementar estratégias pontuais e efetivas.

“Após dois anos de ensino remoto, ainda permanece urgente e necessário identificar e corrigir as lacunas de aprendizagem dos nossos estudantes. As avaliações são importantes ferramentas para a Secretaria na orientação das políticas públicas, além de municiar professores e gestores escolares com dados que norteiam intervenções pedagógicas e demais projetos, focando nas necessidades individuais de cada criança e jovem da rede”, destaca a superintendente de Avaliação Educacional, Joyce Soares Rodrigues Petrus.

Entre os dias 7 e 16 de março, será aplicada a Avaliação Diagnóstica de 2022. Esse primeiro teste será utilizado para que o professor possa entender quais habilidades os alunos não consolidaram no ano anterior e no que precisam avançar. A avaliação vai permitir que os profissionais revisem e adequem as estratégias de ensino às necessidades das turmas e dos estudantes.

Já a Primeira Trimestral acontecerá em junho e a Segunda Trimestral, em setembro. A partir dessas avaliações, os professores conseguirão verificar se os objetivos estabelecidos para aquele trimestre foram alcançados. Elas funcionam como se fossem um acompanhamento da aprendizagem e possibilitam a realização de estratégias assertivas de intervenção, ainda durante o ano letivo.

Em todas as avaliações participam estudantes matriculados nas turmas regulares do 2° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos e de Correção de Fluxo. Os resultados das avaliações não valem nota, mas cada escola pode optar por conceder, ou não, alguns pontos pela participação na atividade.

A orientação da SEE/MG é que a aplicação dos testes aconteça nas escolas e, em casos excepcionais, na casa do estudante. A aplicação acontecerá em dois formatos: digital e impresso. A escola que optar pelo digital poderá orientar os estudantes a acessar os cadernos de prova pelo aplicativo Conexão Escola ou via web. Além disso, no website Estude em Casa, estarão disponíveis os guias de orientação para acesso e navegação. As unidades de ensino também poderão imprimir os cadernos de provas e organizar um horário para que os estudantes façam os testes impressos.
Os alunos que fizerem as avaliações receberão um Plano Individual de Estudos, com indicação de materiais de revisão e aprofundamento dos conteúdos.

Estratégia consolidada

Em Minas Gerais, a aplicação de avaliações formativas já foi incorporada como estratégia de acompanhamento do aprendizado dos estudantes.
A primeira avaliação diagnóstica foi aplicada ainda em 2020 e serviu para identificar, de forma individualizada, quais habilidades os estudantes conseguiram ou não consolidar durante o ensino remoto. Já em 2021 foram realizadas quatro avaliações: uma diagnóstica, realizada logo no início do ano letivo; duas trimestrais e uma avaliação final pelo Proalfa e Proeb.

No ano passado, as taxas de participação dos estudantes foram surpreendentes, mesmo durante o ensino remoto. Na Avaliação Diagnóstica, nos anos iniciais do ensino fundamental a participação foi de 82,7%; nos anos finais foi de 66,6% e no ensino médio 63,4%. Já na Primeira Avaliação Trimestral, nos anos iniciais a taxa de participação foi de 85,1%; nos anos finais foi de 66,9%; e no ensino médio, 60,7%. Na Segunda Avaliação Trimestral, as taxas aumentam: 87,4% nos anos iniciais; 69,5% nos anos finais; e 61,4% no ensino médio.

Os resultados das avaliações, também auxiliaram a SEE/MG a desenvolver um robusto programa de reforço escolar. A partir dos resultados dos testes, alunos de todo o estado foram convidados a participar de aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática. Só no último ano, foram atendidos 90.667 estudantes. Para 2022, estão previstas novas turmas de reforço. Além disso, eles são utilizados para intervenções pedagógicas, proposição de formações continuadas e para indicação de escolas prioritárias.

Prêmio Escola Transformação
A taxa de participação e os resultados dos estudantes nas avaliações são critérios utilizados para a premiação das escolas no Prêmio Escola Transformação 2022, iniciativa da SEE/MG utilizada para reconhecer publicamente as práticas e experiências exitosas das unidades de ensino no processo de melhoria da qualidade da educação. As normas e orientações para a realização do Prêmio deste ano foram publicadas no Diário Oficial de Minas Gerais da última terça-feira (22/2). Serão investidos até R$ 105 milhões no Prêmio de 2022, com a distribuição de 1.050 prêmios.