As escolas mineiras já podem dar o primeiro passo para incentivar seus alunos a se destacarem novamente na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Estão abertas, até 17 de março, as inscrições para a 17ª edição da competição.

Podem participar escolas públicas municipais, estaduais, federais e escolas privadas de todo o país. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas unidades de ensino.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição científica é destinada a estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio. A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da Obmep. No regulamento, os representantes das escolas vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na Olimpíada. Clique aqui para acessar o regulamento.

A Obmep ocorre em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da competição será realizada em 7 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 8 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

Sobre a Obmep
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Participação mineira na competição

Na 16ª edição da Obmep, os estudantes da rede estadual de Minas Gerais faturaram: 39 medalhas de ouro, 153 de prata, 412 de bronze e 4.021 menções honrosas. Na área de jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena, foram 203 prêmios obtidos, sendo 113 entre as escolas públicas da rede estadual – 3 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata, 8 medalhas de bronze, 96 menções honrosas, 1 prêmio para professor e 1 prêmio para escola.