A matemática é um conteúdo temido por muitos. Ela requer raciocínio lógico e trabalha com formas geométricas, números, problemas, entre outros. Mas para um grupo de estudantes da rede estadual de ensino, o conteúdo é também prazeroso. E foi esse sentimento que os ajudaram a se destacar e conquistar medalhas e menções honrosas na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

O resultado da competição foi divulgado na última terça-feira (18/1) e pela rede estadual de ensino de Minas Gerais 39 estudantes faturaram medalhas de ouro, 153 de prata e 412 de bronze, além de 4.021 menções honrosas. Um resultado muito importante e que deve ser comemorado.

Matheus Barreto Ferreira dos Santos e Thiago Barreto Ferreira dos Santos são irmãos e ambos estudam na Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, em Barbacena. Nesta edição da competição, Matheus conquistou sua terceira medalha de ouro. “É muito gratificante conseguir mais essa medalha e ver a premiação de meu irmão, principalmente durante tempos tão complicados de pandemia, que dificultaram o acesso de muitos de nossa região ao ensino”, conta Matheus.

Seguindo os passos do irmão, Thiago, em sua primeira participação, conquistou sua primeira medalha, também de ouro. “Eu me inspirei bastante no meu irmão para participar, pois, quando mais novo, eu o via obtendo sucesso e várias premiações olímpicas. Foi muito importante para mim ganhar essa medalha, porque além de todas as oportunidades surgidas eu consegui seguir a tradição que meu irmão me ensinou a cobiçar”, afirma.

Quem também faturou medalha logo em sua primeira participação na Obmep foi o aluno da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, Gustavo Marques David. Ele ganhou prata e conta sobre sua paixão pelos números. “Eu me preparei usando provas anteriores e, na escola, me ajudaram a tirar as dúvidas que eu tinha. A matemática é minha matéria favorita, eu amo desde que comecei a estudar”.

Em Divinópolis, Marco Túlio Pereira Silva, aluno da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, também comemorou sua conquista. “Foi a terceira vez que participei e em todas consegui medalha. Tenho duas de ouro e uma de bronze. Pra mim, a matemática é muito bonita. Agradeço o apoio da minha família e da escola”, afirmou.

Na Escola Estadual José Manoel, em Araújos, os professores também apoiam e incentivam a participação dos alunos na Obmep. Francielle Aparecida da Paz é ex-aluna da unidade de ensino e fala da felicidade de encerrar sua trajetória na educação básica faturando uma medalha na competição. “Ter ganho a medalha nessa edição foi incrível. Eu consegui perceber minha evolução, e também foi um jeito muito gostoso de me despedir da minha escola”, revela. Hoje, Francielle cursa Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conta que até o curso escolhido vem da paixão pela matemática. “Gosto da parte mais prática da matemática, por isso, escolhi engenharia e participei da Obmep. Os problemas são muito diferentes do que a gente aprende em sala e contribuem muito para nosso raciocínio lógico, para coisas até fora da matemática”, conclui.

Confira aqui a lista de alunos premiados na Obmep 

Escolas destaque
Das 33 escolas públicas mineiras premiadas pela organização da Olimpíada, 27 são da rede estadual de ensino. A premiação das escolas está relacionada ao desempenho dos estudantes. As unidades de ensino serão premiadas com diplomas e kits com material didático.

Para Valéria Landa Alfaiate Carrijo, diretora da Escola Estadual Madre Maria Blandina, em Araguari, a premiação simboliza o reconhecimento de um trabalho sólido que a unidade de ensino tem desenvolvido ao longo dos anos. “Aqui na escola motivamos os alunos a gostarem da matemática. Eles chegam aqui no 6º ano do ensino fundamental e ficam até concluírem o ensino médio. Essa premiação, em um ano atípico, mostra que o nosso trabalho foi solidificado e está rendendo frutos, mesmo com o distanciamento social”, afirma a gestora. Na escola, a aluna Gabriela Estevam conquistou medalha de bronze. 

Confira aqui a lista completa de escolas premiadas 

Professores premiados
A rede estadual de ensino mineira também teve professores premiados na competição. Entre eles está Maria Márcia de Faria Melo, da Escola Estadual Professor José Hugo Guimarães, em Carmo do Paranaíba. Ela realizou as atividades de preparação dos alunos de forma remota, devido a pandemia da Covid-19.

“A maioria desses alunos já têm medalhas ou menções e ao longo do ano vão se preparando. Agora com os do nível 1 foi trabalhado um treinamento com resoluções de provas anteriores. Com os alunos que já têm mais experiência, fazemos um treinamento específico para a Obmep. Daí orientamos como devem ser as respostas e discutimos caminhos para chegar até ela. Foi muito bom o resultado, nossos alunos levam a competição muito a sério, eles se dedicam muito e daí vem o sucesso”, destaca Márcia. Na escola, o trabalho de preparação para a Obmep é feito em parceria com a professora Carla Braga. 

Confira aqui a lista completa de professores premiados 

A Obmep
Criada pelo Instituto Mineiro de Psicologia Aplicada (Impa) em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). A Obmep contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foram inscritos 17,8 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 53.374 escolas, incluindo instituições públicas e particulares.

Foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos.

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062