Em 2022, o Novo Ensino Médio será realidade em todas as escolas de Minas Gerais que ofertam o 1º ano do Ensino Médio. A implementação da proposta atende a lei federal 13.415/2017, que faz alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Serão muitas novidades para alunos e educadores. Clique aqui para acessar o guia.

Para que os professores da rede estadual de ensino fiquem por dentro de todas as legislações e formações continuadas que estão sendo ofertadas sobre a proposta, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encaminhou para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) um documento que lista todas as legislações, cursos, webinários e outros espaços formativos. O objetivo é auxiliar os profissionais a se apropriarem dos princípios, conceitos e práticas essenciais para que as temáticas que permeiam o Novo Ensino Médio possam fazer parte do cotidiano de leituras e diálogos dos educadores.

"Uma premissa do trabalho docente é o aperfeiçoamento contínuo, desta forma, como educadores, somos convidados, todos os dias, a buscarmos novos saberes que contribuam para a nossa prática docente. A formação continuada, então, torna-se esse espaço de reflexão contínua sobre a prática, a partir do diálogo com os nossos pares”, destaca a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Mônica Couto.

No material é possível conhecer, por exemplo, os cursos já ministrados pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores de Minas Gerais e as iniciativas ofertadas pelo Ministério da Educação (MEC). Ao longo deste ano, a Escola de Formação ofertou um ciclo de webinários sobre diferentes temas relacionados ao Novo Ensino Médio, como “Gestor Escolar no Ensino Médio” e “Integração Curricular e áreas do conhecimento”. Além disso, também foram apresentadas formações sobre o Currículo Referência de Minas Gerais para o Ensino Médio.

Nosso Ensino Médio

Outra proposta de formação é o Programa Nosso Ensino Médio, que consiste em uma plataforma onde estão disponíveis cursos para professores de toda rede, que atuam nessa etapa de ensino. Em Minas Gerais, a ferramenta está sendo implementada por meio de acordo de cooperação firmado entre a SEE/MG e o Instituto iungo e visa promover o desenvolvimento profissional de professores e gestores de escolas da rede estadual de ensino e a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais, envolvendo as 47 Superintendências Regionais de Ensino.

Desenvolvido pelo Instituto iungo, Instituto Reúna e Itaú Educação e Trabalho, o Nosso Ensino Médio é um programa de formação continuada totalmente gratuito. O programa apresenta trilhas de aprendizagem online e autoinstrucionais e também materiais de apoio para formações mediadas por formadores.