As avaliações do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (SAEB) são um importante indicador que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. É a partir do IDEB que os estados e municípios podem medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino na rede e em cada escola.

Participam do SAEB de Língua Portuguesa e Matemática todas as escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio que cumprem os requisitos da Portaria INEP Nº 250, de 5 de julho de 2021. A aplicação das avaliações ocorrerá em formato impresso e presencial nas escolas, a partir de testes cognitivos e questionários contextuais aplicados a estudantes, gestores escolares, professores e secretários estaduais e municipais de educação.

Devido à importância da participação dos estudantes na prova, as escolas estaduais organizaram atividades diferenciadas, mobilizando a comunidade e garantindo a participação dos alunos. Entre as atividades sugeridas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) estão a criação de murais, realização de lives e palestras, produção de cartazes, entre outros. Todos os estudantes recebem como incentivo, um kit escolar e um lanche especial no dia da prova. Confiram abaixo alguns dos trabalhos realizados pelas escolas:

EE Bias Fortes
EE Prefeito José Paulo de Assis

 

EE São Miguel

EE Urquiza Diniz Chagas

 

 

EE Doutor José Otávio Couto Mota

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062