Pelo terceiro ano consecutivo, a Superintendência Regional de Ensino de Barbacena tem participado de forma ativa da campanha Setembro Amarelo.

Por iniciativa de servidores da instituição, algumas ações foram tomadas nos últimos dias, como a decoração da fachada da instituição com uma fita amarela, a afixação de cartazes por todo o prédio com mensagens de incentivo ao combate ao suicídio e a distribuição de laços para serem usados como bótons pelos servidores da Casa, entre outras ações que ainda acontecerão durante o mês. “Essa é uma campanha de cunho social de grande importância, pois trata de um tema que traz sofrimento e dor a milhares de famílias brasileiras. Não podemos jamais ficar de fora dela”, diz Patrícia Russo.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o mês.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje é difundida em todo o país.