A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) celebra o mês de agosto com a campanha #AgostoDasJuventudesMG. Ao longo de todo o mês, serão realizadas ações voltadas para os jovens estudantes da rede. A ideia é que eles possam conhecer e debater temas que permeiam seu dia a dia. Agosto foi escolhido como o mês das juventudes, porque é nele que se comemora o Dia do Estudante (11/8) e a Semana Estadual das Juventudes (12 a 18/8), conforme Lei Estadual 22.413/2016.

“Pretendemos mobilizar os nossos jovens com três objetivos centrais: que eles permaneçam na escola, aprendam e que passem de ano. Para que eles permaneçam na escola, é preciso que nos digam qual escola eles querem e o que podemos fazer para que ela seja cada vez mais atrativa para eles. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para que eles conversem entre si e que um possa dizer para o outro o que a escola tem e o que está dando certo”, destaca a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Esther Barbosa.

Entre as ações previstas, está a publicação do edital para seleção de projetos de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB). O edital foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais do último sábado (31/7). O projeto convida o estudante a identificar e propor soluções para as situações-problema de seu contexto social, por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas na escola. Trata-se de uma oportunidade para que os jovens atuem como protagonistas no seu processo de ensino e aprendizagem, incentivando e apoiando o desenvolvimento de práticas coletivas que busquem relacionar conhecimentos e saberes da escola e da comunidade. As inscrições dos jovens interessados em participar da iniciativa serão a partir do dia 4 de agosto.

Também está programada a realização de lives, webinários e ações que terão os estudantes como protagonistas. Um dos webinários terá o objetivo de explorar os aspectos do Projeto de Vida e o desenvolvimento do protagonismo juvenil. A ação faz parte do ciclo formativo da SEE/MG para o Novo Ensino Médio. Em parceria com o Instituto Iungo, o webinário contará com a presença de um professor que já desenvolve o componente na rede estadual de ensino, além de depoimentos de estudantes que já cursaram o componente curricular.

Para dialogar sobre os desafios e potencialidades do ensino remoto na percepção dos jovens e as expectativas quanto ao próximo ano, também será realizado um segundo webinário. O mediador do encontro virtual apresentará temas e questões referentes às Competências Gerais da BNCC, dentre elas, Cultura Digital, Responsabilidade e Cidadania, Empatia e Cooperação, possibilitando aos jovens apresentarem suas percepções e atitudes que contribuíram para a superação dos desafios impostos pelo ensino remoto.

Além das atividades programadas pela SEE/MG, as unidades de ensino também irão propor e desenvolver ações envolvendo os seus estudantes. Nelas, os jovens deverão ser os protagonistas, desde seu planejamento, escolha dos temas, dos tipos de atividades e na condução. As escolas poderão realizar ações, em formato virtual ou presencial, como rodas de conversas, grupos de debate, painéis, jogos, dinâmicas, apresentações, produções audiovisuais, entre outras.

Campanha #agostodasjuventudesmg

Para celebrar o mês com os jovens, a SEE/MG lançou uma campanha em suas redes sociais. Se você é estudante da rede estadual de ensino e está participando das ações propostas pela escola é só postar uma foto ou vídeo utilizando a hashtag #agostodasjuventudesmg. As unidades de ensino também são convidadas a usar a # (hashtag) em suas publicações sobre as atividades desenvolvidas ao longo do mês. As publicações serão compartilhadas nas redes sociais da SEE/MG.