Desde a última semana, estão abertas as inscrições para a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O exame é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni); conseguir o Financiamento Estudantil (Fies), entre outros. Os interessados em realizar o Enem poderão se cadastrar até o dia 14 de julho.

Para fazer a inscrição, todos os interessados precisam ter cadastro no portal do Governo Federal — acesso.gov.br — e criar login único e senha. Quem já está cadastrado terá acesso, no período de inscrição, à Página do Participante.

No momento da inscrição, o participante deverá escolher qual modalidade de prova deseja realizar (impressa ou digital). Estão disponíveis 101.100 vagas para a modalidade digital do exame. Vale ressaltar que o Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo em 2021. Dessa forma, os chamados “treineiros” — participantes que se inscrevem no exame para fins de autoavaliação do conhecimento — devem fazer inscrição para o Enem impresso.

Atendimento

Os interessados em fazer o Enem 2021 que precisam de atendimento especializado devem realizar a solicitação no momento da inscrição e informar as condições que motivam o pedido. O Inep oferece atendimento para os participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

O participante que solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira poderá indicar o uso do aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição.

Os interessados em fazer o Enem 2021 poderão solicitar auxílio de acessibilidade, como tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tempo adicional e sala de fácil acesso.

Além desses benefícios, os interessados em fazer o exame impresso também poderão solicitar prova em braile, videoprova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição e leitura labial.

Documentação

O solicitante de atendimento deve anexar, na Página do Participante, a documentação que comprove a necessidade de acessibilidade, que deve conter: o nome completo do participante; o diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente. No caso da participante lactante, a certidão de nascimento da criança, com idade inferior ou igual a 1 ano, deverá ser anexada na Página do Participante.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais definidos pelo Inep.