A Avaliação trimestral segue disponível até 25 de junho para ser realizada por alunos da rede pública estadual a partir do 2º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, além das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e correção de fluxo.

Os exames estão disponíveis on-line, via aplicativo Conexão Escola 2.0 e web, e também de forma impressa para quem não tem acesso à internet.

A Avaliação estará disponível para a verificação do nível de aprendizagem dos estudantes. A prova acontece durante o Regime de Estudo não Presencial e pretende contribuir para fornecer subsídios ao professor para constatar se os objetivos de ensino estabelecidos foram atingidos.

A intenção da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) também é levantar dados para que se possa realizar um trabalho de recuperação de eventuais defasagens e garantir que o conteúdo possa ser assimilado.

Na aplicação on-line, os estudantes terão acesso aos cadernos de prova por meio do aplicativo Conexão Escola 2.0 ou via web. Na aplicação impressa, destinada aos estudantes que não possuem dispositivos/equipamentos e/ou acesso à internet, os cadernos de teste serão entregues juntamente com o material impresso do segundo volume do Plano de Estudo Tutorado (PET).

Plano de ação

Cada escola poderá determinar se vai atribuir pontos na avaliação para os alunos e sobre a obrigatoriedade de realização da prova. A partir dos resultados, assim como feito na Avaliação Diagnóstica, será disponibilizado um plano de estudos individual, com as indicações do conteúdo que deve receber mais atenção e qual o material pode ser usado pelo aluno para cumprir o objetivo. Os resultados serão compartilhados também com os professores e diretores.

Vale lembrar que a Avaliação Trimestral deve ser feita sem consulta. Assim, será possível ter um diagnóstico mais fiel da realidade de cada aluno da rede. Além disso, a participação também conta para o Prêmio Escola Transformação, que pode render premiação em dinheiro para a escola. Quanto maior a participação, melhor no ranking a unidade de ensino vai ficar.