O volume 2 do Plano de Estudo Tutorado (PET) já está disponível para alunos e professores no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e no aplicativo Conexão Escola 2.0 e pode ser baixado gratuitamente.

A apostila será utilizada apenas a partir do dia 10 de maio, que é quando tem início o segundo bimestre na rede estadual de ensino, mas foi disponibilizada com antecedência para que estudantes, pais e/ou responsáveis e professores possam se familiarizar com o material.

Assim como no ano passado, para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET será entregue impresso. A logística e a organização para a entrega serão feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19.

O segundo volume do Plano de Estudo Tutorado trabalha habilidades previstas no plano de curso de 2021, e apresenta aos estudantes atividades distribuídas ao longo de seis semanas. As atividades complementares referentes às demais quatro semanas do bimestre deverão ser elaboradas pelos professores.

Plano de Estudo Tutorado

Para este ano letivo, o PET com os conteúdos trabalhados em cada ano de escolaridade está sendo disponibilizado de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses o estudante tem acesso a um novo material, totalizando quatro PETs no ano. Vale lembrar que o PET segue sendo usado para contabilizar a carga horária dos alunos da rede estadual.

O PET é um conjunto de atividades de todos os componentes curriculares de cada etapa de ensino que os estudantes devem realizar em casa para dar continuidade ao seu processo de ensino e aprendizagem. O material é a principal ferramenta e o instrumento estruturante desenvolvido para o Regime de Estudo não Presencial, ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas.