A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) inicia nesta segunda-feira (19/4) o Reforço Escolar, estratégia voltada para estudantes que tiveram dificuldades em entregar o Plano de Estudo Tutorado (PET) ao longo do ano letivo de 2020 e que precisam consolidar conteúdos trabalhados durante o ensino remoto.

A iniciativa contará com a participação de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.

As primeiras turmas serão formadas a partir dos resultados da avaliação diagnóstica e da devolução dos PETs no ano passado. A cada aplicação de avaliação em 2021 serão feitas novas análises para eventuais inclusões de novos estudantes e/ou encerramento da participação de outros que já tenham conseguido recuperar o aprendizado que estava em defasagem.

As aulas de reforço consistirão em um trabalho pedagógico mais individualizado e direcionado, incluindo novas práticas pedagógicas e metodologias de ensino mais dinâmicas e interativas. Cada escola poderá organizar a melhor forma de oferta das aulas. Os encontros virtuais poderão acontecer no 6º horário ou no contraturno. As aulas acontecerão pelo aplicativo Conexão Escola 2.0 e, nos casos em que o estudante não tiver acesso à internet, a escola deverá disponibilizar as atividades preparadas pelo professor de forma impressa.

Para o ensino fundamental e o ensino médio, serão ofertadas aulas de Língua Portuguesa e Matemática.