A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) iniciou, na última segunda-feira (22/3), a aplicação da Avaliação Diagnóstica para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 8º ano do Ensino Fundamental (regular) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental.

Devido a implementação da onda roxa do plano Minas Consciente, o prazo para estes alunos realizarem os testes foi prorrogado e vai até 31 de março.

Os estudantes que têm acesso à internet farão a Avaliação Diagnóstica no formato digital: o caderno de prova ficará disponível no aplicativo Conexão Escola 2.0 e também no hotsite Estude em Casa – estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/avaliacao-diagnostica-2021. Para aqueles que acessarem as avaliações por meio do Conexão 2.0 a navegação será patrocinada pelo Governo do Estado, ou seja, não haverá utilização do pacote de dados. Já os alunos que não têm acesso à internet receberão os cadernos de testes impressos juntamente com os Planos de Estudos Tutorados (PETs), observando todos os critérios sanitários estabelecidos pelo comitê da Covid-19.

A prova não tem como objetivo a atribuição de notas, mas será um importante instrumento para identificar as dificuldades de aprendizagem que precisam ser superadas pelos alunos e orientar o trabalho pedagógico dos professores. A realização do teste contabilizará frequência para os estudantes e, além disso, a participação dos estudantes na avaliação será um dos critérios para tornar a escola apta a receber o Prêmio Escola Transformação.

Última semana para alunos do 9º do ensino fundamental e do Ensino Médio

Estudantes matriculados do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio (regular) e estudantes da EJA Ensino Médio devem ficar atentos ao prazo para a realização da Avaliação Diagnóstica. Os testes devem ser feitos até a próxima sexta-feira (26/3).

Plano Individual de Estudos

A partir dos resultados, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos que trará indicações de materiais de revisão ou aprofundamento das matérias abordadas. Ele também poderá ser utilizado pelos professores para determinar atividades individuais e para a turma.

Os resultados das avaliações e o Plano Individual de Estudos, com as recomendações de atividades complementares, estarão disponíveis para os estudantes que realizarem a prova pelo aplicativo Conexão Escola 2.0 em até uma semana após a finalização dos testes. Já os alunos que realizarem as avaliações no formato impresso serão informados sobre os resultados e sobre a indicação de materiais de estudos pelos professores.

Enviar por e-mail - /component/gmg/story/11303-avaliacao-diagnostica-esta-disponivel-para-os-alunos-do-ensino-fundamental