A partir do ano letivo de 2021, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) traz uma novidade para os estudantes maiores de 18 anos e que ainda não finalizaram o ensino médio.

Chamada de EJA Novos Rumos, a ação reforça a atenção especial que a SEE/MG está tendo com os estudantes do ensino médio e, além de ofertar uma educação de qualidade e de ser uma oportunidade para o aluno concluir o ensino médio em um tempo mais curto, também prioriza a participação dos jovens e adultos em cursos de Formação Inicial Continuada (FIC).

Neste ano, estão sendo ofertadas mais de 25 mil novas vagas, chegando a, aproximadamente, 86 mil alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos nas escolas públicas estaduais. Serão iniciadas turmas em cerca de 300 novas unidades de ensino, além das 1.000 que já ofertavam a modalidade de ensino no ano passado.

Ficou interessado e quer ingressar em uma escola que oferta a EJA Novos Rumos? A partir do período de vagas remanescentes, que começa no dia 25 de fevereiro, será possível fazer a sua inscrição na modalidade. Mais informações serão divulgadas no site oficial da SEE/MG, no endereço eletrônico www.educação.mg.gov.br.

Educação e mundo do trabalho

Para somar às ações pedagógicas que serão implementadas na EJA, os estudantes dessa modalidade de ensino também terão prioridade na participação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que serão ofertados pela SEE/MG. O curso FIC tem a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mundo do trabalho de maneira rápida e eficiente.

Para 2021, a previsão é que sejam criadas cerca de 12.700 vagas para os cursos de qualificação da educação profissional. São iniciativas que já formam para o mercado de trabalho, com profissões que têm muita demanda em Minas Gerais. Serão vagas, por exemplo, para cursos de promotor de vendas, assistente de logística, cuidador de idosos, entre outros.

Apoio aos educadores

Para auxiliar o professor no trabalho desenvolvido na EJA Novos Rumos, serão realizadas formações promovidas pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, unidade vinculada à SEE/MG. Além disso, haverá um documento orientador pedagógico que trará diretrizes para os professores trabalharem em sala de aula. A ideia é que o docente possa desenvolver metodologias que valorizem a experiência de vida do aluno.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062