A equipe da Diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) recebeu das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), as cartas e os desenhos produzidos pelos estudantes das escolas públicas estaduais em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais.

A atividade faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pelas unidades de ensino em celebração ao tricentenário do estado. Cada regional ficou responsável por selecionar e encaminhar para a equipe da diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais cinco produções, sendo três cartas e dois desenhos. Os trabalhos selecionados irão compor um álbum digital.

Os desenhos foram produzidos pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Este formato foi escolhido por proporcionar o desenvolvimento da linguagem e do pensamento espacial da criança, estimulando a expressão de seus conhecimentos, sentimentos e reflexões. Já o gênero carta foi escolhido para ser produzido pelos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Ele possibilita a interação e se configura como importante ferramenta de aprendizagem para leitura e escrita nos diversos campos de conhecimento.

Segundo a diretora da Diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais, Patrícia Aragão, as cartas e desenhos estão representando Minas Gerais sob o olhar dos alunos da rede. “A comemoração dos 300 anos de Minas Gerais, no âmbito da SEE/MG, propõe o envolvimento dos estudantes em atividades que buscam valorizar a cultura e a história local, tendo como objetivo divulgar o estado pelo olhar das crianças e jovens. A equipe tem acompanhado, por meio das redes sociais, toda a mobilização realizada em torno desses trabalhos, o que tem sido muito motivador e gratificante”, destaca.

Para auxiliar alunos e professores nas discussões sobre os 300 anos de Minas Gerais, foi elaborado um PET comemorativo que traz conteúdos de diferentes eixos que podem ser abordados, ressaltando características do estado, como arquitetura, patrimônio histórico, economia, entre outros. Além do PET, os alunos também acompanharam as teleaulas interdisciplinares sobre Minas Gerais que estão sendo transmitidas no programa Se Liga na Educação até o dia 10 de dezembro.

Abaixo disponibilizamos o link para acesso aos trabalhos que foram desenvolvidos pelas diversas Escolas participantes:

Desenhos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Cartas dos Anos Finais do Ensino Fundamental