Os alunos da Rede Pública Estadual já têm acesso, ao projeto “Proerd em Casa”, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a Polícia Militar de Minas Gerais para a remodelação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para uma versão de videoaulas, que podem ser acessadas através do site www.estudeemcasa.educacao.mg.gov.br, pelo aplicativo Conexão Escola ou no canal da Polícia Militar no Youtube.

A parceria foi firmada após uma reunião online entre representantes da SEE/MG e da PMMG e as videoaulas estão disponíveis a qualquer aluno da rede estadual de ensino. Mas a Polícia Militar está realizando um trabalho de identificação de escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social que necessitam de um acompanhamento mais próximo. As turmas formadas nestas escolas terão um contato mais estreito com os instrutores do Proerd, que realizarão bate-papos com os estudantes por meio de diferentes ferramentas.

A expectativa é que o Proerd em Casa chegue a cerca de 200 mil alunos da rede estadual de ensino, com idades entre 10 e 14 anos. As adaptações das aulas foram feitas com a autorização do DARE America, ONG detentora dos direitos autorais do programa. Ao todo, serão disponibilizadas 20 videoaulas, sendo dez para estudantes na faixa etária entre 10 e 12 anos (5º ano do ensino fundamental) e dez para os alunos com idades entre 12 e 14 anos (7º ano do ensino fundamental). A ideia é que os alunos tenham acesso a um vídeo por semana.

Além das videoaulas, os estudantes também podem acessar o material didático do Proerd. São dois livros, um voltado para os alunos do 5º ano do ensino fundamental e outro para aqueles do 7º ano do ensino fundamental.