A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) informou, na segunda-feira, dia 16, que as aulas da rede estadual de ensino serão suspensas entre os dias 18 e 22 de março, seguindo orientações das autoridades públicas da saúde. Além da suspensão temporária das aulas, os serviços administrativos também serão interrompidos neste período, ou seja, as escolas deverão ficar fechadas.

O intuito da paralisação de atividades é o de concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão do vírus. A retomada das aulas será no dia 23 de março, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde.

Outras medidas também vêm sendo adotadas pela SEE/MG, com o apoio das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), como o escalonamento do horário de recreio, feito na segunda, 16 e nesta terça, 17, o adiamento de eventos com perspectiva de presença de 100 ou mais participantes por 30 dias e a divulgação de cartilha com orientações sobre o combate e a prevenção ao COVID-19.

O Governo ressalta que não existe situação de contágio comunitário em Minas Gerais até o momento e todas as medidas são no sentido de minimizar os impactos futuros da pandemia. As medidas estão em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde para combater a disseminação do novo coronavírus.

Na segunda-feira, 16, o secretário adjunto de Educação de Minas Gerais, Edelves Rosa Luna e o subsecretário de Articulação Educacional, Igor de Alvarenga Icassatti Rojas, conduziram uma videoconferência com todos os superintendentes regionais e sua equipe diretiva para passar estas orientações e debater o assunto. No domingo, dia 15, o governador do Estado, Romeu Zema, publicou o decreto nº 47.886, que cria o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 e amplia as ações de prevenção e combate ao coronavírus em órgãos e entidades da administração estadual.