A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), encaminhará às escolas públicas estaduais orientações sobre prevenção e cuidados quanto ao coronavírus (COVID-19). O material traz informações sobre o vírus, sintomas e formas de prevenir a contaminação. As dicas são voltadas para o ambiente escolar, mas podem ser utilizadas pela população de forma geral no dia a dia.

Especificamente sobre a convivência dos alunos na escola, o material destaca medidas como a necessidade de higiene frequente das mãos com água e sabão - por pelo menos 20 segundos -, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool. Também cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar. A dica, nesses casos, é deixar o cotovelo flexionado no momento que for tossir ou espirrar. Ou utilizar lenço descartável, entre outras medidas.

“Dentre as formas de contágio já conhecidas podemos mencionar o contato com secreções contaminadas tais como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, por meio do contato pessoal próximo com pessoas doentes e/ou com objetos ou superfícies contaminadas”, informa o texto direcionado às escolas.

O material disponibilizado pelas duas pastas ainda ressalta a importância do ambiente escolar como ferramenta de repasse das informações e cuidados para a sociedade. Entre eles, a identificação dos sinais e sintomas da contaminação já conhecidos: febre, tosse, dificuldade de respirar. “Os sinais e sintomas do Coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias”, informa o texto.

Para consultar o material basta clicar aqui.


O vírus 

Segundo informações disponibilizadas pela SES, os coronavírus são uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus - COVID-19 - foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China.

Ainda de acordo com informações da SES, os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A SES reuniu todas as informações sobre a doença, formas de contágio e prevenção no site: https://www.saude.mg.gov.br/coronavirus.

 
 
 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062