Por intermédio da Diretoria Educacional (DIRE), a Superintendência Regional de Ensino de Barbacena deu início, nesta quarta-feira, dia 04, a uma capacitação sobre o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Educadores de 22 dos 24 municípios de jurisdição da SRE – entre diretores e especialistas de escolas estaduais e secretários e coordenadores municipais – participaram da atividade, que teve início na parte da manhã e se estendeu por todo o dia. O encontro aconteceu nas dependências da Escola Estadual Pio XI, em Barbacena.

 

A Superintendente Patrícia Russo falou sobre a importância do Currículo
Referência, elaborado pela SEE/MG em parceria com a Undime

O objetivo da capacitação, segundo o analista educacional da SRE/Barbacena, José Alexandre Campos, foi “a formação de profissionais da Educação para a implementação e o desenvolvimento de ações relativas ao Currículo Referência”, elaborado através de um regime de colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Os representantes dos municípios levarão a cada uma das cidades as informações adquiridas na reunião em Barbacena para a realização de reuniões municipais ainda no mês de março.

A superintendente regional de ensino de Barbacena, Patrícia Russo C. Lima, fez a abertura das atividades, dando as boas-vindas aos participantes e destacando a importância do Currículo Referência de Minas Gerais. “Este documento faz parte de um amplo e ousado projeto que tem como intuito recolocar Minas Gerais como destaque no setor da Educação”, disse ela.

 

 

A diretora educacional da SRE/Barbacena, Patrícia Alvim, ressaltou a importância da capacitação para que as informações cheguem de forma clara e correta aos municípios. “Vocês são multiplicadores dessa atividade em suas cidades”, afirmou.

A capacitação, promovida com o apoio das educadoras Elizete Pereira e Thainá Barbosa, ambas do município de Carandaí e representantes da Undime, foi dividida em quatro oficinas – Introdução ao CRMG, Planejamento, Educação Infantil e Competências -, sendo que os participantes foram divididos em dois grupos, ficando um representante da Secretaria Municipal e um representante da Escola Estadual em cada grupo. No dia 17 deste mês, a SRE reúne diretores de escolas estaduais e representantes das secretarias municipais de Barbacena e Barroso.

Elizete Pereira, da Undime, e José Alexandre Campos, da SRE/Barbacena,
conduziram duas das quatro oficinas da capacitação
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062