Para auxiliar no planejamento pedagógico das escolas estaduais, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) disponibiliza para as unidades de ensino a Avaliação Diagnóstica. O principal objetivo da avaliação é verificar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes e, a partir desta análise, fornecer para o professor informações sobre a aprendizagem do aluno.

As informações coletadas no início do ano devem subsidiar as ações pedagógicas da escola, permitindo que professores e especialistas revejam o planejamento e adequem as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes e das turmas ao longo do ano letivo.

Os alunos fazem avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. Elas são aplicadas para as turmas regulares do 3° ano do ensino fundamental ao 3° ano do Ensino Médio da escola. A Avaliação Diagnóstica é composta por 20 questões e elaborada a partir da matriz de referência dos anos de escolaridade anteriores, de forma a verificar o grau de desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos no início do ano letivo.

A Avaliação Diagnóstica pode ser acessada no Sistema de Gestão das Avaliações da Aprendizagem - Banco de Itens, que compõe o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). Ela está disponível desde o primeiro dia letivo deste ano e poderá ser aplicada até o dia 13 de março.

 
 
 
 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062