A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), realizam, anualmente, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), envolvendo alunos de escolas da rede pública e privada de todo o país. Criada em 1998, a OBA chega à sua 23ª edição, enquanto a MOBFOG completa 14 anos em 2020.
Em 2020, A OBA e a MOBFOG serão realizadas no dia 15 de maio, em uma única fase, dentro das dependências das próprias escolas participantes. O cadastro vai até 15 de março e pode ser feito no site da Olimpíada, através do endereço eletrônico www.oba.org.br. O cadastro é feito pela escola, que indica um professor ou profissional responsável para orientar e acompanhar os alunos inscritos, não havendo número mínimo de alunos para participação. As instituições que participaram das últimas edições estão automaticamente cadastradas para a edição deste ano.
A participação dos alunos é voluntária e eles recebem, ao final do evento, um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares, além de materiais didáticos. Por ano, são distribuídas cerca de 40 mil medalhas para participantes da Olimpíada e 15 mil para participantes da Mostra. A OBA é voltada para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. História A maior olimpíada científica do Brasil tem números significativos. Em 22 edições, são mais de 10 milhões e 300 mil participantes. Nos municípios de abrangência da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena, de 2008 a 2019, foram quase 25 mil participações, uma média de mais de dois mil alunos por edição. Ano passado, 2.444 estudantes da região, de 33 escolas diferentes, se inscreveram.
|