Dez escolas da rede estadual de ensino da região oferecem, a partir do próximo ano, o Ensino Médio Integral para seus alunos. A lista com as 281 escolas de todo o Estado que foram contempladas com a iniciativa foi divulgada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Pela primeira vez, a disponibilização dos cursos foi determinada pela demanda de empregabilidade regional.

Da área de abrangência da SRE/Barbacena foram selecionadas as escolas estaduais Cônego Luiz Giarola Carlos (Barroso), Senhora das Dores (Barbacena), Lima Duarte (Antônio Carlos), Professor João Anastácio (Barbacena), Galdino Ananias de Sant’Anna (Ressaquinha), Coronel Francisco Homem (Aracitaba), Rubem Esteves Ruffo (Oliveira Fortes) e Santa Rosa (Paiva). Já as escolas estaduais Deputado Patrus de Souza (Carandaí) – curso de Informática - e Embaixador José Bonifácio (Barbacena) – cursos de Informática e Logística – oferecerão o Ensino Médio Integral Profissional.

O Ensino Médio Integral permite aos alunos um tempo maior de permanência nas escolas e, com isso, a possibilidade de aprender mais. A programação começa de manhã e se estende pelo turno da tarde, sendo servidas refeições durante o dia. Os professores e a equipe escolar acompanham tudo de perto e os estudantes têm, além das aulas das disciplinas regulares, atividades voltadas para o seu crescimento pessoal e profissional. Nestas instituições, os jovens serão estimulados a encontrar qual é sua vocação para os próximos passos ao finalizar a educação básica.

Período de pré-matrícula

A pré-matrícula deve ser feita por pais e responsáveis de estudantes que já estão matriculados na rede estadual de ensino, mas que precisam mudar para outra escola estadual, ou de alunos que desejam ingressar nas escolas estaduais, em 2020, vindos de outras redes. Também podem fazer a pré-matrícula aqueles que abandonaram os estudos e desejam voltar às salas de aula no ensino fundamental, no ensino médio ou na educação de jovens e adultos.

A distribuição de vagas será feita de acordo com a disponibilidade física de cada unidade escolar, o tipo de atendimento prestado, o nível de ensino ofertado pela escola e serão ainda considerados critérios no encaminhamento dos estudantes conforme ordem apresentada na Resolução nº 4.231 de 2019.

No momento da inscrição no sistema de pré-matrícula, os interessados deverão inserir informações como nome completo do candidato, data de nascimento, endereço completo, número de CPF (se possuir), rede escolar de origem, e apresentar as opções de escolas em que o aluno deseja estudar.