Avaliação Diagnóstica deve ser respondida até quarta-feira por alunos da rede estadual.

O prazo para os alunos da rede pública estadual de Minas realizarem a Avaliação Diagnóstica termina nesta quarta-feira (14/4).

O caderno de prova fica disponível no aplicativo Conexão Escola 2.0 e também pode ser acessado pelo hotsite Estude em Casa –estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/avaliacao-diagnostica-2021. Quem não tem acesso à internet receberá o material impresso, em casa.

A partir dos resultados, eles podem perceber como melhorar, ainda mais, o aprendizado. Os estudantes que têm acesso à internet farão a Avaliação Diagnóstica no formato digital.

Para aqueles que acessarem as avaliações por meio do Conexão 2.0, a navegação será patrocinada pelo Governo do Estado, ou seja, não haverá uso do pacote de dados para a realização das provas. Já os alunos que não têm acesso à internet receberão os cadernos de testes impressos juntamente com os Planos de Estudos Tutorados (PETs), observando todos os critérios sanitários em prevenção à Covid-19.

Plano individual

A partir dos resultados da prova, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos, que trará indicações de materiais de revisão ou aprofundamento das matérias abordadas. Ele também poderá ser utilizado pelos professores para determinar atividades individuais e para a turma.

Os resultados das avaliações e o Plano Individual de Estudos, com as recomendações de atividades complementares, estarão disponíveis para os estudantes que realizarem a prova na versão digital em até uma semana após a finalização dos testes. Já os alunos que realizarem as avaliações no formato impresso serão informados sobre os resultados e sobre a indicação de materiais de estudos pelos professores.

Outro ponto importante da Avaliação Diagnóstica é que a realização do teste contabiliza frequência para os estudantes. Além disso, a participação dos alunos será um dos critérios para tornar a escola apta a receber o Prêmio Escola Transformação, instituído pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).