Mais de 18,3 milhões de alunos de todas as regiões do país participam da prova da primeira fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nesta terça-feira, dia 30. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcança, nesta edição, 99,87% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.
Nesta primeira fase, as provas são aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, conforme regulamento. O estudante terá 2h30 minutos para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Alunos com deficiências dispõem de três horas e meia para completar a prova. O regulamento da OBMEP pode ser consultado no site obmep.org.br.

As instituições de ensino devem enviar os cartões-respostas dos estudantes classificados para a segunda fase até 12 de junho, pelos Correios, ou preferencialmente via aplicativo da OBMEP disponível para download nas lojas Google Play Store ou Apple Store, a partir de 30 de maio. A relação dos candidatos aprovados para a próxima e última etapa será divulgada em 2 de agosto. Já a segunda fase da olimpíada será realizada nos locais previamente informados pela OBMEP. O exame é composto por 6 questões discursivas e está marcado para 7 de outubro.
A novidade desta edição ficou por conta do aumento no número de medalhas. A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 bronzes aos participantes. A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações para escolas privadas. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, serão distribuídas pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional.
Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa. O valor da bolsa concedida pelo CNPq foi reajustado este ano, com aumento de 200%.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.