O programa Se Liga na Educação, transmitido pela Rede Minas, iniciou hoje, dia 29, um novo ciclo do Regime de Estudo não Presencial. As teleaulas estarão relacionadas ao segundo volume do Plano de Estudo Tutorado (PET), que foi disponibilizado, na última semana, para alunos e professores da rede estadual de ensino.

O programa Se Liga na Educação é uma das ferramentas complementares ao PET e ambos fazem parte do Regime não Presencial que é ofertado pela SEE/MG neste momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

O programa é transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Todos os dias, de 11h15 às 12h30, são respondidas as dúvidas encaminhadas pelos estudantes por meio do WhatsApp, no número (31) 98295-2794, ou por meio de ligações pelo número (31) 3254-3009.

Ao longo da semana, os conteúdos são distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física). Na terça-feira, o assunto é Ciências Humanas (História e Geografia). Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). E na sexta-feira a programação específica é voltada para os alunos que estão se preparando para o Enem.

Para os estudantes que não conseguem assistir ao Se Liga na Educação, no momento da transmissão ou queiram rever os conteúdos apresentados, a SEE/MG disponibiliza os vídeos das aulas no aplicativo Conexão Escola, no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e no youtube da SEE. 

TV Assembleia

O programa Se Liga na Educação está chegando a mais cerca de 80 municípios, o que beneficia, aproximadamente, 200 mil estudantes. A ampliação do acesso é resultado de uma parceria entre o Governo de Minas e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A transmissão pela TV Assembleia acontece da seguinte maneira: de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h – conteúdos voltados para o Ensino Fundamental; das 19h30 às 22h30 – conteúdos voltados para o Ensino Médio.

Por questões operacionais das duas emissoras, a transmissão feita pela TV Assembleia, em relação a que é realizada pela Rede Minas, conta com uma semana de diferença. Com a parceria com a ALMG, a distribuição de 85 receptores para prefeituras e o alcance da Rede Minas, mais de 77¨% dos alunos da rede estadual têm acesso, pelo canal aberto, ao Se Liga na Educação. 

Volume II do PET

O PET Vol II pode ser acessado por professores e alunos. O material traz conteúdos e atividades que representam a continuidade ao primeiro volume do PET. Ele foi elaborado por professores da rede estadual de ensino e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Minas Gerais (Undime-MG) auxiliaram na elaboração do material voltado para a educação infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Já as universidades mineiras auxiliaram no processo de revisão de conteúdo e ortografia.

Para baixar o PET Vol II, pais e/ou responsáveis, alunos e professores que têm acesso à internet, podem acessar o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br ou o aplicativo Conexão escola e localizar o material relacionado ao ano de escolaridade, disponibilizado gratuitamente. Não é necessário imprimir o material, os exercícios e atividades podem ser feitos no caderno ou em uma folha a parte de modo que as atividades possam ser apresentadas posteriormente ao professor.

Já para aqueles alunos que não têm celulares ou acesso à internet, os PETs estão sendo entregues, de graça, em suas residências. Sempre respeitando as determinações da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062