Criado no ano passado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o Prêmio Escola Transformação já se tornou uma importante iniciativa de reconhecimento às práticas e experiências exitosas das unidades escolares no processo de melhoria da qualidade do ensino. Por isso, o Governo de Minas anunciou, nesta segunda-feira (21/2), o lançamento do Prêmio Escola Transformação 2022. O anúncio foi feito durante um café da manhã entre o Governador Romeu Zema e gestores de 12 escolas estaduais premiadas no ano passado. Durante o encontro, o governador agradeceu o empenho dos diretores para tornar a educação de Minas cada vez melhor. “Vocês tiveram um desempenho acima da média. Temos que lembrar aqui que acima da média não é ter sido o melhor, é ter evoluído. Melhor que o aluno que sempre tirou nove, é aquele que tirava dois e foi para cinco, isso é evolução. Eu falo que é isso que temos que olhar na educação. Muito obrigado e parabéns pelos resultados. Para mim é uma satisfação muito grande ver que a educação em Minas está avançando”, afirmou. Em 2021, a Escola Estadual de Ponto Firme, em Presidente Olegário, foi premiada nas três edições do Prêmio. Segundo a diretora, Hirlene de Oliveira, as premiações irão ajudar os alunos a expandirem seus horizontes. “O principal benefício do prêmio é poder implementar projetos diversificados, que irão ajudar no desenvolvimento do jovem enquanto estudante e cidadão. Escolhemos uma gama de projetos muito diversificados, passando de jardinagem, aprendizagem além dos muros até robótica”, destaca. Também participaram do café, os subsecretários de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins; e de Articulação Educacional, Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas; e a superintendente de Avaliação Educacional, Joyce Soares Rodrigues Petrus.
Escola Transformação 2022
Serão realizadas três edições durante o ano, em que serão distribuídos até R$ 105 milhões entre 1.050 premiações a escolas da rede estadual - 350 prêmios em cada edição. O Prêmio será concedido para as instituições de ensino público estadual que obtiverem destaque nos resultados de desempenho nas avaliações aplicadas na rede e de fluxo escolar nos seguintes níveis do ensino regular: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Caso se enquadre nos critérios de elegibilidade e de obtenção do Prêmio, uma mesma escola poderá fazer jus a mais de uma premiação ao longo do ano, ou seja, ser contemplada em mais de uma edição e em mais de um nível de ensino. Os critérios de elegibilidade têm como base as taxas de participação nas avaliações de rede.
Uma das novidades para este ano é que as premiações em cada nível de ensino também serão divididas em quatro grupos, de acordo com o porte das escolas, ou seja, o número de matrículas da unidade de ensino. Dessa forma, a SEE/MG garante mais equidade na distribuição dos prêmios tanto para escolas de grande porte, que atendem a um maior volume de alunos matriculados, quanto para escolas pequenas.
Na primeira edição, as escolas premiadas são agraciadas com uma menção honrosa. Já na segunda e terceira edições, os prêmios são em recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos pedagógicos.
A resolução que traz as normas e orientações para a realização do Prêmio este ano será publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta terça-feira (22/2).
Inest
Para o Prêmio, a SEE/MG instituiu o Índice Escola Transformação (Inest), que é calculado por meio do produto de dois indicadores: indicador de fluxo escolar e indicador de desempenho, gerando um resultado por nível de ensino.
Ele será calculado três vezes ao longo do ano. O Inest-1 será calculado a partir dos resultados da avaliação diagnóstica e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro bimestre. Já o Inest-2, a partir dos resultados da primeira avaliação trimestral e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro e segundo bimestres, conjuntamente. Por fim, o Inest-3 será calculado a partir dos resultados da segunda avaliação trimestral e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro, segundo e terceiro bimestres, conjuntamente.
O Inest será divulgado em relatório específico a ser disponibilizado pela SEE/MG após a realização de cada avaliação de rede, de acordo com calendário a ser divulgado.
Edições
Ao longo do ano serão três edições do “Prêmio Escola Transformação 2022”. A primeira contará com até 350 prêmios destinados às unidades escolares que tenham obtido as melhores taxas de participação dos estudantes na primeira avaliação diagnóstica do ano, que será aplicada no mês de março. Na primeira edição, será concedida certificação de menção honrosa às escolas destacadas, não havendo premiação em valores financeiros.
Na segunda edição, também serão distribuídos até 350 prêmios. Serão premiadas, as unidades escolares que tenham obtido os melhores resultados nas seguintes categorias: maiores pontuações no Inest- 2 e maiores variações percentuais positivas entre o Inest-1 e o Inest-2, desde que o Inest-1 seja maior ou igual a quatro, quando calculado para o ensino fundamental, ou maior ou igual a 3 três, quando calculado para o ensino médio.
Já na terceira edição serão distribuídos até 350 prêmios para as escolas com maiores pontuações obtidas no Inest-3 e maiores variações percentuais positivas entre o Inest-2 e o Inest-3, desde que o Inest-2 seja maior ou igual a quatro, quando calculado para o ensino fundamental, ou maior ou igual a três, quando calculado para o ensino médio.
A partir da segunda edição do Prêmio, as unidades de ensino passarão a receber premiações em dinheiro para desenvolverem projetos pedagógicos com seus estudantes. Para cada prêmio, a escola receberá o valor de R$ 100 mil em projetos, escolhidos em conformidade com o “Portfólio de Projetos Pedagógicos” disponibilizado pela SEE/MG.
Escola Transformação 2021
Em 2021, foram contempladas 600 escolas que obtiveram os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem. Em alguns casos, uma mesma escola foi premiada em mais de um nível de ensino e fase da iniciativa.