O período para aplicação da Avaliação Intermediária 2023 já começou. As escolas da rede estadual têm até o dia 30 de junho para aplicar a prova para os estudantes matriculados nas turmas regulares do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo. A finalidade é mensurar os resultados de aprendizagem para que estratégias de aperfeiçoamento sejam trabalhadas. 

As unidades de ensino devem organizar as atividades escolares para que a aplicação do exame ocorra no próprio turno de estudo dos alunos. As provas podem ser impressas ou online, via web ou aplicativo.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, explica que por meio dessa avaliação é possível estruturar intervenções mais efetivas e que garantam ações que deem suporte e apoio aos estudantes. “É fundamental que todos os estudantes realizem as avaliações para que a gente possa identificar quais as habilidades e competências que não foram consolidadas no primeiro semestre e organizar todo planejamento de ações de intervenção pedagógica, de reforço escolar e de acompanhamento dos professores no segundo semestre.”

Aplicação das provas 

Na aplicação online, os estudantes têm acesso aos cadernos de prova por meio do aplicativo Conexão Escola 3.0 ou via web. Para a aplicação impressa, os cadernos de teste foram disponibilizados para os diretores escolares realizarem o download e impressão através do Portal do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE). Os cadernos de teste são compostos por itens/questões de múltipla escolha e dispostos na prova com graus de dificuldade diferenciados (fácil, médio e difícil).

A Avaliação Intermediária tem caráter formativo e foco em verificar se os objetivos de aprendizagem estabelecidos foram atingidos pelos estudantes, bem como permitir o levantamento de dados para que os professores possam realizar um trabalho de recuperação e fazer as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam. Possibilitando, assim, qualificar e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem individualmente, ao longo do ano letivo. 

“É importante destacar que a Avaliação Intermediária também fornece as informações de participação e desempenho dos estudantes, que vão embasar o cálculo do índice que a gente usa para a aplicação do Prêmio Escola Transformação (que terá uma nova etapa no segundo semestre), em que as escolas são premiadas com recursos disponibilizados para aplicação em projetos pedagógicos”, completa a subsecretária. 
Clique aqui para mais informações.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062