As escolas públicas e privadas de todo o país irão realizar, a partir de 31 de maio, o preenchimento no sistema Educacenso, do Governo Federal. Este é o Censo Escolar, principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro. Todas as 3.423 escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais informarão os dados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que darão a “fotografia” da realidade da educação básica do ano letivo de 2023.

A data referência para o Educacenso é, sempre, a última quarta-feira de maio. A coleta dos dados, neste ano, vai até 31 de julho. Neste momento, as escolas preencherão as informações sobre as matrículas iniciais, turmas, professores, nível e etapa de ensino, estrutura escolar, entre outras.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realiza campanhas pré-censo na rede estadual de ensino no qual os gestores escolares alimentam os dados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), antecedendo o Censo Escolar do Inep. Dessa forma, o Inep permite a migração dos dados do sistema próprio para o sistema Educacenso.

A ferramenta permite obter dados de toda a rede sobre matrículas de estudantes, número de professores e turmas tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada.
O levantamento sobre o Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica: Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional. É a partir desses dados que é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Essas informações subsidiam as políticas públicas para a melhoria da educação e sua realização cumpre a legislação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além de subsidiar, inclusive, melhorias nas políticas públicas já estabelecidas, como a merenda escolar, o programa de transporte escolar e os livros didáticos.