A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) divulgou, no dia 29 de outubro, os dados preliminares da terceira edição do Prêmio Escola Transformação de 2022. As escolas estaduais podem consultar o resultado no site do Se Liga na Educação, no endereço: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/premio-escola-transformacao2022/painel-de-resultados-do-pr%C3%AAmio-escola-transforma%C3%A7%C3%A3o.

As unidades da rede estadual de ensino devem acessar o endereço e fazer login com o e-mail institucional para verificar os resultados obtidos. Nesta terceira edição, as escolas são premiadas a partir do Inest (Índice Escola Transformação), que leva em consideração os indicadores de fluxo e desempenho dos estudantes. Após analisar o resultado obtido, a escola participante poderá interpor recurso e o mesmo deve ser enviado pelo Portal Simave, até o dia 9 de novembro.

Os recursos deverão ser preenchidos apenas por diretores ou coordenadores de escolas, através o formulário eletrônico específico no Portal Simave, disponível no Card “Prêmio Escola Transformação”. Esses recursos para a terceira edição são destinados à revisão da participação dos alunos na 2ª Avaliação Trimestral.

Prêmio Escola Transformação 2022

É uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, que premia escolas estaduais pelas práticas e experiências de sucesso, considerando os resultados de desempenho nas avaliações aplicadas na rede e nos resultados parciais de fluxo escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

O Prêmio Escola Transformação 2022 é realizado em três edições, com 350 menções honrosas na primeira edição e cerca de 700 premiações em recursos financeiros, que podem totalizar mais de R$100 milhões distribuídos às escolas. A primeira edição foi realizada em junho e a segunda em outubro. Esta é a terceira edição da premiação de 2022, que contemplará escolas que concorrem à iniciativa.

Os recursos financeiros que cada escola recebe devem ser destinados ao desenvolvimento de projetos indicados no Portfólio de Projetos Pedagógicos. Esse portfólio contém a descrição de cada um dos projetos, incluindo a indicação do valor de referência, público alvo, justificativa, objetivos gerais e específicos, metodologia, resultados esperados, descrição e quantidade de itens que os compõem.

Nas duas edições anteriores, as escolas da jurisdição da SRE/Barbacena receberam 13 prêmios.