Está ocorrendo em Ouro Preto, na região Central do Estado, uma capacitação para os profissionais que atuam no Serviço de Documentação e Informação Educacional (Sedine), vinculado à Divisão de Atendimento Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Em três dias de evento, com término nesta quinta-feira (09/6), 104 profissionais se aperfeiçoarão para ganhar agilidade e eficiência na coleta dos dados do Censo Escolar 2022. A Secretária de Educação, Julia Sant’Anna, e o Subsecretário de Articulação Educacional, Igor de Alvarenga, estiveram presentes no encontro na manhã desta quarta-feira (08/6).

As equipes participantes integram as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Minas e atuam diretamente na coleta do dado com as escolas estaduais. No encontro, eles estão sendo orientados sobre o sistema Educacenso, gestão de usuários, dados, formulários, processos e fluxos do Simade (Sistema Mineiro de Administração Escolar).

O levantamento sobre o Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica: Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional. Estes dados subsidiam políticas públicas para a melhoria da educação e sua realização cumpre a legislação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A secretária Julia Sant’Anna fez questão de comparecer em uma das palestras para, mais uma vez, encurtar a comunicação entre a unidade central da SEE e as SREs, além de dar apoio ao planejamento das equipes do Sedine.

“Foi graças, em grande medida, ao trabalho dos Sedines que a Secretaria de Educação passou a ser definitivamente uma rede. Pelo trabalho desenvolvido, conseguimos que as escolas não fossem vistas de forma independentes e que conseguimos avançar nos processos de busca ativa. Que tenhamos cada vez mais orgulho desse trabalho. A gente entregou o maior IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ensino Médio da história de Minas Gerais, graças, também, a todos vocês”, disse a secretária aos profissionais.

Segundo a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE/MG, Simone Emerick, este é o primeiro evento presencial realizado com a equipe nos últimos dois anos, devido às restrições da pandemia da Covid-19, e agora há muitas novidades que norteiam a agilidade e eficiência do processo. “Nesses dois anos tivemos mudanças significativas tanto no processo do Censo internamente na Secretaria de Educação com um olhar diferenciado sobre a produção do dado, assim como novidades no Censo principalmente relacionado às coletas dos itinerários formativos e das parcerias dos Estados com as instituições de ensino filantrópicas e privadas”, diz Simone que ressalta, ainda, a responsabilidade das informações.

“O Censo Escolar é significativamente relevante porque vai subsidiar novas políticas públicas e, inclusive, as que já estão estabelecidas, como a merenda escolar, o programa de transporte escolar, livros didáticos, entre tantas outras situações que levam em consideração esses dados que a gente produz. A partir dessa capacitação, eles serão multiplicadores desse conhecimento nas suas regionais e no atendimento às suas escolas”, conclui a superintendente.