Professores, coordenadores e especialistas que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou que desejam saber mais sobre a modalidade têm a oportunidade de participar do curso "Introdução à Formação Pedagógica EJA Novos Rumos", que está com inscrições abertas. O curso é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos.

São ofertadas 5 mil vagas para a formação e os profissionais interessados deverão preencher, até o dia 6 de junho, o formulário de inscrição que está disponível AQUI, neste link. O curso terá duração de um mês e as aulas estão previstas para começarem no dia 8 de junho. Ao todo, a formação será dividida em quatro módulos, todos realizados em formato EAD, pela plataforma da Escola de Formação.

No primeiro módulo, serão apresentados os pressupostos da EJA Novos Rumos. Em seguida, no segundo módulo, os profissionais conhecerão a organização do trabalho pedagógico na EJA com habilidades focais. A terceira fase do curso mostrará o desenvolvimento da competência leitora e a inclusão social. E, para finalizar, a última etapa da formação abordará estratégias de ensino e avaliação para o protagonismo discente.

 

A Educação de Jovens e Adultos

 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino que atende jovens e adultos que não tiveram oportunidades de concluir os estudos na idade própria e desejam completar a educação básica. Na EJA, o estudante conclui o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio. Para participar, é necessário ter 15 anos para ingressar nos anos finais do ensino fundamental e 18 anos para ingressar no ensino médio.

Atualmente, a rede estadual conta com mais de 116 mil alunos matriculados em turmas de EJA de ensino fundamental e de ensino médio, além de 60 mil alunos que cursam a modalidade EJA semipresencial em dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec).

O conjunto de ações da SEE/MG voltadas para o aperfeiçoamento da proposta foi denominado de EJA Novos Rumos, que é focada no protagonismo do estudante e reconhece as vivências e trajetórias dos jovens e adultos. Além disso, a proposta busca valorizar e promover o engajamento dos profissionais. Ao longo do último ano, muitas ações foram consolidadas e refletiram positivamente na oferta do ensino, dentre elas, diversas formações direcionadas aos profissionais que atuam na modalidade.

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062