Os 47 Superintendentes Regionais de Ensino de Minas Gerais estão em Belo Horizonte para o 1º Encontro Gerencial de 2022 das SREs na Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). Serão três dias de palestras, alinhamento e debates na Cidade Administrativa, com a participação das diversas áreas que compõem a pasta. Nesta quarta-feira (18/5), na abertura do encontro, o governador Romeu Zema recebeu os servidores no Palácio Tiradentes para um café da manhã para dar as boas-vindas, ao lado da secretária de Educação, Julia Sant’Anna. As reuniões ocorrerão até sexta-feira (20/5).
Em sua fala, Romeu Zema reforçou a necessidade dos superintendentes irem “ao chão de fábrica” ou “campo de batalha”, fazendo uma analogia às visitas às escolas. “Desde o início da minha gestão, eu cobrei essa proximidade. Todos aqui estão em um cargo de gestão e eu queria dizer, exatamente, sobre a necessidade de termos uma administração que vai muito além do formalismo. Ele é essencial, ter tudo documentado, especificado, e funciona como um motor ao gerenciamento, mas ele sozinho não é suficiente. O contato humano é o lubrificante. Na hora que se coloca o fator humano, o olho no olho, a coisa muda de figura”, pontua o governador.
Ao final do bate-papo no café da manhã, os superintendentes foram para o prédio Gerais para o início das atividades gerenciais. Além da secretária Julia Sant’Anna, participaram da primeira reunião, a secretária adjunta Geniana Guimarães Faria, e o chefe de gabinete, Gustavo Oliveira Braga. O subsecretário de Articulação Educacional, Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas, palestrou sobre o fortalecimento da rede e a importância da articulação no processo de gestão, além de realizar outros alinhamentos com a equipe.
A Superintendente de Barbacena, Patrícia Russo Coelho Lima, entende que o evento está sendo bastante significativo, trazendo uma troca de experiências que deve ser aplicada na rotina de trabalho, no dia-a-dia. “Sempre que tenho a oportunidade de participar desses encontros promovidos pela Secretaria de Educação, saio com uma sensação muito boa. É de grande valor essa troca de experiências entre os profissionais das mais diversas regiões do estado. Além disso, o contato com o Governador, a Secretária e os demais profissionais da SEE nos oportunizam atualizações e nos dão a convicção de que estamos alinhados com as principais metas e objetivos da Pasta, que tantos avanços tem proporcionado aos alunos da rede pública estadual nos últimos anos”, diz ela.

Programação

No primeiro dia, o encontro contou, ainda, com a participação da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins, e da subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia Cristina Pereira dos Santos Ribeiro. O evento segue até sexta, dia 20, com palestras sobre diversos temas, como “Valores e Práticas do Governo de Minas”; “Plano de Atendimento e Censo Escolar”; “Fluxo entre SRE e SE e Panorama de Campanhas”; “Processos operacionais referentes à inspeção escolar”; e “Execução orçamentária e financeira”.