O prazo para quem ainda não realizou a matrícula para o Trilhas de Futuro foi prorrogado. Agora, os estudantes selecionados na chamada regular terão até o dia 11 de maio para comparecer à unidade de ensino para a qual foram encaminhados, levando a documentação necessária para efetivar a matrícula e garantir a sua vaga no curso técnico gratuito ofertado pelo programa do Governo de Minas. Se você foi contemplado nesta etapa, confira aqui, e fique atento ao prazo.

Saiba quais os documentos necessários para efetuar a matrícula, de forma presencial, no Trilhas de Futuro:
- Identidade ou certidão de nascimento;
- CPF do estudante;
- Comprovante de residência no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade;
- Declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio;
- Declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio.
- Para o estudante menor de idade, é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

Todas as informações sobre o programa podem ser conferidas no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Recorde de inscrições

Neste ano, o programa recebeu mais de 270 mil inscrições e bateu o recorde de interessados em realizar algum curso profissionalizante de forma gratuita, ofertados por escolas de ensino técnico privadas e públicas credenciadas, através de parceria com o Governo do Estado.

Para se ter uma ideia, no ano passado foram um pouco mais de 160 mil inscrições. Então, a realização da matrícula é a garantia do estudante de ingressar em uma das 40 mil vagas oferecidas pelo Trilhas de Futuro, em Minas Gerais.

Nova oportunidade

Os alunos que não foram classificados na chamada regular poderão se inscrever, entre os dias 18 a 31 de maio, para as vagas residuais do programa. Desta forma, qualquer candidato interessado que ainda não esteja matriculado em um dos cursos do Trilhas de Futuro poderá tentar essa nova oportunidade para uma das vagas ainda disponíveis.

No período de vagas residuais será adotado o critério cronológico das inscrições. Nele, o estudante escolherá qual curso e em qual instituição deseja participar, a partir da listagem de vagas disponíveis a ser divulgada, e deverá se encaminhar diretamente à unidade para a efetivação da matrícula.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062