As escolas da rede estadual de ensino iniciam, nesta segunda-feira (7/3), a aplicação da Avaliação Diagnóstica 2022. Com o início do ano letivo, o objetivo principal da avaliação é verificar o conhecimento prévio dos estudantes, permitindo aos professores e especialistas revisar o planejamento e adequar as estratégias de ensino às necessidades das turmas e dos estudantes. Participam do teste alunos matriculados nas turmas regulares do 2° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos e de Correção de Fluxo.

A aplicação das provas deverá acontecer no período de 7 a 16 de março. A orientação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) é que a aplicação dos testes aconteça nas escolas e, em casos excepcionais, na casa do estudante. A aplicação acontecerá em dois formatos: digital e impresso. A escola que optar pelo digital poderá orientar os estudantes a acessar os cadernos de prova pelo aplicativo Conexão Escola ou via web. Além disso, no website Estude em Casa, estarão disponíveis os guias de orientação para acesso e navegação. As unidades de ensino também poderão imprimir os cadernos de provas e organizar um horário para que os estudantes façam os testes impressos.

 

Os cadernos de teste são compostos por itens/questões de múltipla escolha e dispostos na prova com graus de dificuldade diferenciados (fácil, médio, difícil). A matriz de referência da Avaliação Diagnóstica foi construída com base nos Planos de Curso da rede de ensino. Em relação às turmas de EJA, as mesmas serão avaliadas conforme as habilidades-foco estabelecidas no Caderno Pedagógico da EJA com conteúdos específicos para os períodos.

Os alunos que fizerem as avaliações receberão um Plano Individual de Estudos, com indicação de materiais de revisão e aprofundamento dos conteúdos. 

 

Avaliações na rede estadual de ensino 

Ao longo do ano, serão aplicadas três avaliações sistêmicas da aprendizagem, de caráter formativo. Além da Avaliação Diagnóstica, no mês de junho será aplicada a Primeira Trimestral. Já em setembro, os estudantes fazem a Segunda Trimestral.

A SEE/MG também aplicará uma avaliação externa, de caráter somativo. A avaliação, que será realizada no mês de novembro, terá o objetivo de verificar conteúdos consolidados em todos os níveis de ensino. Serão avaliados, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, os estudantes matriculados no 2º ano, 5º ano e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio das redes estadual e municipais, através do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e pelo Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062