Termina nesta sexta-feira, 04/03, o período de credenciamento para instituições de ensino interessadas em oferecer cursos técnicos na 2ª edição do Trilhas de Futuro. Podem se credenciar instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Elas serão responsáveis pela oferta da formação profissional e técnica de nível médio. 
Para este ano, serão 40 mil novas vagas, em todas as regiões do estado. Serão priorizados cursos e localidades com maior perspectiva de emprego para os jovens, considerando histórico de empregos de cada área na região e fatores demográficos de cada um dos municípios mineiros. Serão ampliadas também as opções de formação para os jovens, com a oferta de novos cursos.
O programa é uma iniciativa do Governo de Minas que, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece cursos técnicos gratuitos a estudantes do ensino médio, partindo da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.


Clique aqui para acessar o edital com as informações sobre o processo. O resultado do credenciamento será publicado em 28/3.

Ampliação


A proposta do novo edital é aumentar em pelo menos 50% os municípios que disponibilizam o programa. Nesta edição, o mapeamento considerou também a existência de instituições que oferecem os cursos prioritários com base no censo escolar. O edital prevê a oferta de 116 cursos diferentes, em 97 municípios prioritários, sendo 56 novos em relação ao primeiro edital.
A SEE/MG informa que instituições de ensino credenciadas em 2021 permanecem ativas no programa. Elas poderão disponibilizar novas vagas em 2022 e, ainda, pleitear o credenciamento de novos cursos.
Esclarecimentos sobre a adesão ao projeto poderão ser obtidos por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Além disso, mais informações acerca do Trilhas de Futuro podem ser acessadas no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.


Inscrições para alunos


O período de inscrições para os alunos começa em 04/04.  As vagas dos cursos técnicos são direcionadas a estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e egressos do ensino médio.
Nesta edição, o Trilhas de Futuro oferecerá 40 mil novas vagas que serão priorizadas aos alunos da rede pública estadual, seguida das demais redes públicas e da rede privada. Além da formação gratuita, a ajuda de custo para vale-transporte e alimentação será mantida nesta segunda edição do programa.

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Barbacena
Avenida Bias Fortes, 2
Bairro: Centro
CEP: 36.200-068 Barbacena - MG
(32) 3052-2062