O ano letivo de 2022 já começou na rede estadual de ensino de Minas Gerais. São cerca de 1,7 milhão de estudantes frequentando as salas de aulas e felizes por poderem realizar as atividades presencialmente.

No estado, todas as orientações dos protocolos de biossegurança e sanitário-epidemiológicos vigentes da Secretaria de Estado da Saúde e das Deliberações do Comitê Extraordinário da COVID-19 estão sendo seguidas rigorosamente.

Segundo a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins, a volta às aulas segue o calendário escolar definido ainda em 2021. “Retornamos conforme planejamento da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As atividades são 100% presenciais para todos os estudantes e é muito importante que as famílias acompanhem e orientem esse retorno. Seguimos com os protocolos de saúde sendo aplicados e com a obrigatoriedade do uso de máscara, lavagem de mão e evitar compartilhar materiais, entre outros”, afirma.

Novo Ensino Médio

Em todo o país, escolas públicas e privadas irão implementar o Novo Ensino Médio para estudantes do 1º ano do ensino médio. Entre as principais mudanças está a ampliação da carga horária anual, que passará de 833h20 min para 1 mil horas. Para essa ampliação, na rede estadual de ensino mineira será criado o sexto horário ou, em casos excepcionais, um contraturno. Outra novidade, é que, além dos componentes básicos, como Língua Portuguesa e Matemática, os estudantes terão os Itinerários Formativos, que compõem a parte flexível do currículo.

Um dos objetivos de todas essas mudanças é tornar esta etapa de ensino mais atraente e condizente com a realidade dos jovens, promovendo, assim, uma aprendizagem mais significativa aos alunos do Ensino Médio e colaborando para diminuição da evasão na etapa.

Protocolos
A rede estadual de ensino seguirá todas as orientações do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, da Secretaria de Estado de Saúde - 7ª versão (SES-MG), que se aplicará ao ano letivo de 2022. O documento foi aprovado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas) e atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde.

Em relação à possibilidade de suspensão de aulas, nas turmas que forem constatados mais de 30% de alunos confirmados laboratorialmente para COVID-19, os alunos pertencentes as turmas ficarão afastados do ambiente escolar por 5 dias corridos contados do último resultado. O mesmo se aplica aos professores exclusivos da turma afastada. As investigações de surtos caberão às secretarias municipais de Saúde, que contarão com o apoio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas). O novo protocolo também revogou o escalonamento na entrada e na saída dos alunos, mas mantém a recomendação de controle do fluxo para evitar aglomerações nos momentos de troca de turnos.
Assim como nos demais documentos, a nova versão ressalta a importância de medidas sanitárias, como o uso universal e correto de máscaras, lavagem frequente das mãos, entre outros. Clique AQUI e confira o documento completo.